A sensibilidade química múltipla (SQM) é um tipo raro de alergia que manifesta-se gerando sintomas como irritação nos olhos, coriza, dificuldade respiratória e dor de cabeça, quando o indivíduo fica exposto a substâncias químicas comuns do dia a dia como uma roupa nova, cheiro do shampoo ou de outros produtos cosméticos, poluição dos carros, álcool e etc. Sendo a sua principal causa a poluição interna dos edifícios.

Esse tipo raro de alergia é grave e em alguns pode ser preciso o isolamento do paciente. Esta sensibilidade é agravada devido a presença constante de substâncias químicas presentes no ar vindas das tintas das paredes, móveis, produtos de limpeza utilizados e máquinas de escritórios, por exemplo, que ao entrar em contato com a luz e a umidade favorecem a proliferação dos micro-organismos. Nas pessoas afetadas o sistema imune do indivíduo está sempre "alerta" e sempre que ele é exposto a outro tipo de substância química gera uma reação alérgica crônica, que muitas vezes impede o trabalho.

Os sintomas da sensibilidade química múltipla podem ser leves ou incapacitantes, e incluem: enjôo, dor de cabeça, coriza, olhos vermelhos, dor de ouvido, palpitações, diarréia, entre outros.

 Para identificar a sensibilidade química múltipla recomenda-se o exame de sangue, testes de alergia, perfil imunológico e entrevista. Para tratar a sensibilidade química múltipla não basta somente a toma de anti histamínicos, antidepressivos e psicoterapia, é necessário remover a sua causa, mantendo os locais que frequenta sempre muito limpos e arejados, pois assim as chances de concentração de micro-organismos é menor. O uso de um purificador de ar dentro do ambiente é também uma das maneiras de facilitar o trabalho do fígado, de filtrar todas as toxinas do organismo, diminuindo o risco de alergias respiratórias e as crises de sensibilidade química múltipla.

 Fonte: tuasaude.com

Topo