Você conhece os cuidados que deve ter na hora de armazenar seus medicamentos?

As informações sobre armazenamento podem (e devem) ser conferidas na bula, mas, de modo geral, os medicamentos precisam ser guardados em locais protegidos do calor, da umidade e da exposição solar, já que estes fatores podem alterar as estruturas físico-químicas do medicamento, comprometendo sua eficiência.

A temperatura ideal para a maioria dos medicamentos é entre 15° e 30°C. Já nos casos em que a medicação precisa ser mantida sob refrigeração, como é o caso da insulina, a temperatura recomendada fica em torno de 2°C e 8°C. Só guarde medicamentos na geladeira quando esta for a recomendação do fabricante. Se este for o caso, não os deixe na porta da geladeira ou muito próximo do congelador, pois os medicamentos podem perder sua eficiência.

Também é recomendado verificar a aparência do medicamento, já que alterações na cor, surgimento de manchas ou cheiro estranho podem indicar que o produto não está adequado para consumo. Nestes casos, consulte o seu médico ou um farmacêutico. 

Evite remover o medicamento da embalagem original (como vidros e cartelas), bem como da caixinha. Isso ajuda na identificação e no controle da validade. Caso você utilize um porta-comprimidos, deixe somente a quantidade suficiente para as próximas 24 horas.

Certifique-se de não guardar seus medicamentos junto com produtos de limpeza, de perfumaria ou de alimentos.

Sempre mantenha medicações fora do alcance de crianças e animais.

 

Fonte: Anvisa, Ministério da Saúde e O Globo

Topo