Nascida na cidade de Santa Maria, interior do Rio Grande do Sul, a Conselheira Anamélia Saenger de Vasconcellos é Mestre na área de formação de polímeros pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e graduada em Química Industrial e Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Nos anos 90, próximo de concluir o seu mestrado, Anamélia deu o pontapé inicial em sua trajetória profissional no ensino de Química, ao ser convidada para lecionar um curso de extensão na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Na mesma universidade, iniciou sua vida na docência acadêmica, sendo professora na área de Química Orgânica, onde permaneceu por 25 anos. Ainda em seus primeiros anos na ULBRA, a Conselheira passou a atuar junto à Universidade do Vale do Sinos (UNISINOS), onde atua até hoje como professora adjunta. Seu caminho na docência ganhou um novo capítulo no ano de 2008, onde passou a lecionar, como concursada, na Universidade do Estado do Rio Grande do Sul, local em que permanece atuando até hoje, como professora assistente. Seu principal objetivo na educação é desenvolver metodologias para tornar as suas aulas atrativas para a nova geração, auxiliando no desenvolvimento pessoal e profissional dos seus alunos.

Anamélia, que é membro do plenário do CRQ-V como Conselheira Titular, destaca como pontos marcantes em sua trajetória os convites para ser paraninfa ou professora homenageada de suas turmas formandas. Junto disso, o convívio e carinho que desenvolve pelos estudantes, que tornam-se amigos e parte da sua vida.

Para ela, “os profissionais da química têm um papel fundamental na garantia da qualidade da vida e sustentabilidade do nosso planeta e o Conselho de Química tem a função de apoiar, orientar e fiscalizar, a atuação desses profissionais”. Com relação ao futuro, Saenger espera que os estudantes sigam motivados a atuar no campo da ciência. “Espero que nos próximos 5 anos, os professores do ensino médio consigam mostrar aos seus alunos, a beleza e a importância da Química”, conclui.

O CRQ-V a parabeniza pelo Dia Internacional da Mulher e agradece pelo trabalho prestado em prol da química gaúcha.

Topo