Conselho Regional de Química da 5ª Região
Conselho Regional de
Química da 5ª Região
Rio Grande do Sul
A vida é nosso principal elemento.
   
 
 
CRQV Institucional
Comunicação AFT Registro Delegacias Legislação Programas Fale Conosco CRQV
 
 
   
 
 
Untitled Document
Comunicação
Notícias
Agenda
Newsletter
Informativos
Vídeos
Galeria
Convênios
CRQV

Untitled Document
Todas as Notícias
As Energias Renováveis
14 de junho de 2017
Produção biodinâmica e os benefícios da uva são pautas do ano no setor vitivinícola
14 de junho de 2017
Expediente - Feriado Corpus Christ
06 de junho de 2017
A Química e suas novas tecnologias
02 de junho de 2017
SOMOS QUIMICAMENTE FEITOS DE
04 de maio de 2017
A influência do pH do solo no desenvolvimento das plantas
26 de abril de 2017
| 1 | 2 |   Página seguinte

Siga-nos no Siga-nos no Twitter
Cursos
Informações
Referentes ao Registro
de Cursos de Formação
Profissional no CFQ
CRQV
Cursos aprovados pelo CFQ
Untitled Document
CRQV Voltar à home >> Comunicação >> Notícias CRQV

Os tipos de água
24 de março de 2017


Essencial na vida de todos os seres vivos, a água é uma das substâncias mais abundantes do planeta, cobrindo aproximadamente 70% da extensão terrestre. O corpo humano é composto por cerca de 80% do líquido, e boa parte dos pesquisadores afirma que sua ingestão da maneira correta é um dos fatores responsáveis pela conservação da saúde (prevenindo doenças, atuando como solvente de diversas substâncias, transportando nutrientes, equilibrando a temperatura e protegendo o organismo contra o envelhecimento).

Durante o dia, o corpo humano elimina líquidos na forma de transpiração, saliva, urina e fezes, por isso, a reposição de água em quantidades adequadas é tão importante. O ideal para um ser humano adulto, diariamente, é o consumo de em média dois litros da substância – esta quantidade varia de acordo com a rotina, peso, dieta, gasto calórico e idade de cada um.

Para atrair o consumidor e estimular a ingestão (repetir água?), as prateleiras dos estabelecimentos oferecem uma variedade interessante do líquido com composições diferentes. Veja alguma destas variações:

MINERAL – É aquela proveniente de fontes naturais ou artificiais que possui composição química distinta das águas comuns, com características que tenham ação medicamentosa. Sais, compostos de enxofre (S) e gases estão entre as substâncias que podem estar dissolvidas nela.

FLUORETADA – É rica em flúor (F). Mesmo que beneficie a saúde bucal, a quantidade do elemento presente na água não poderia substituir a escovação, é necessária outra fonte de flúor para a limpeza dos dentes.

COM GÁS – É o líquido no qual foi dissolvido o gás dióxido de carbono (CO2) para criar bolhas. É um dos ingredientes básicos para a fabricação de refrigerantes e drinques caseiros. Optar pelo tipo gaseificado, não é uma escolha prejudicial à saúde. Ela mantém os mesmos benefícios da água não gaseificada, porém, seu uso excessivo deve ser observado, pois pode irritar a mucosa do estômago.

BROMETADA – Segue a lógica da fluoretada. Este tipo é rico em brometo (Br), substância que tem efeito tranquilizante. Porém, este efeito não ocorre com uso exclusivo deste tipo de água.

SABORIZADA – É aquela em que são adicionadas frutas, especiarias ou ervas. Estes ingredientes liberam na água compostos nutritivos que são aproveitados pelo organismo. Existem diversas maneiras de escolher e misturar os ingredientes que tornem estes líquidos úteis para a saúde, com ação antioxidante, termogênica, digestiva e alcalinizante. O ideal é consumir no dia de seu preparo para evitar a perda de nutrientes.

Fontes:

http://saude.ig.com.br/alimentacao-bemestar/2016-01-12/bebida-saudavel-agua-saborizada-pode-ser-antioxidante-e-ajudar-na-dieta.html
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-mundial-agua.htm
http://brasilescola.uol.com.br/geografia/agua.htm
Jornal Zero Hora

Informativo O que é uma AFT Projetos

Não deixe de conferir a última edição do Informativo CRQ-V: a revista trimestral dos químicos.saiba mais

Saiba o que é necessário para o profissional assumir responsabilidade técnica na indústria química.saiba mais O PQUIM auxilia o profissional formado em Química a ingressar ou a retornar à área de trabalho.saiba mais
Acesso à Informação

CRQV
Vídeos
saiba mais
CRQV

Acesso Rápido
Registro Pessoa Física
Registro Pessoa Jurídica
Pesquisa de Profissionais
Cancelamento Registro P.F.
Cancelamento Registro P.J.
AFT - Informações
Renove sua AFT
Cancele sua AFT
Atualize sua Carteira
Atualize seu Endereço
Parcelamento de Débitos
Isenção de Anuidade P.F.
CRQV

Expediente
9 horas às 12 horas e
das 13h30min às 16h45min
CRQV

Novidade!

Conheça nossa Galeria de Fotos

CRQV
 
 
CRQV Conselho Regional de Química da 5ª Região | Avenida Itaqui, 45 | CEP 90460-140 | Porto Alegre | RS | Fone/Fax: 51 3330 5659 CRQV