Conselho Regional de Química da 5ª Região
Conselho Regional de
Química da 5ª Região
Rio Grande do Sul
A vida é nosso principal elemento.
   
 
 
CRQV Institucional
Comunicação AFT Registro Delegacias Legislação Programas Fale Conosco CRQV
 
 
   
 
 
Untitled Document
Comunicação
Notícias
Agenda
Newsletter
Informativos
Vídeos
Galeria
Convênios
CRQV

Untitled Document
Todas as Notícias
A chuva ácida
07 de agosto de 2017
A Química em sua cozinha
21 de julho de 2017
As plantas e o auxílio no combate à ansiedade
17 de julho de 2017
As Energias Renováveis
14 de junho de 2017
Produção biodinâmica e os benefícios da uva são pautas do ano no setor vitivinícola
14 de junho de 2017
Expediente - Feriado Corpus Christ
06 de junho de 2017
| 1 | 2 |   Página seguinte

Siga-nos no Siga-nos no Twitter
Cursos
Informações
Referentes ao Registro
de Cursos de Formação
Profissional no CFQ
CRQV
Cursos aprovados pelo CFQ
Concurso Público
Untitled Document
CRQV Voltar à home >> Comunicação >> Notícias CRQV

A chuva ácida
07 de agosto de 2017

É chamada de chuva ácida a chuva ou outra precipitação atmosférica que tenha acidez maior que a do resultado obtido entre o dióxido de carbono da atmosfera dissolvido na água precipitada. Esta acidificação é produzida pelo dióxido de enxofre (SO2) e dióxido de nitrogênio (No2), ambos surgem da queima de carvão, poluentes industriais e combustíveis fósseis. Estes gases passam, então, a fazer parte da atmosfera terrestre e quando entram em contato com o hidrogênio (vapor d’água), originando chuvas carregadas de ácido nítrico e sulfírico.
Em 1852 foi realizado em Manchester, na Inglaterra o primeiro estudo que demonstrava a relação entre a poluição das indústrias e a acidez da chuva, que foi chamada a partir de 1872 de chuva ácida. O interesse do público por este fenômeno iniciou-se nos anos 70 a partir de uma publicação de um grande jornal a respeito do tema, que demonstrava um estudo apresentando os danos ambientais que esta chuva ácida poderia causar.
Quando chega à superfície terrestre, esta chuva altera a composição química da água e solo, destrói vegetações e atinge cadeias alimentares, causando um grande e negativo impacto ambiental. Além das conseqüências no meio ambiente, carros, estátuas e edificações sofrem com esta acidez. Nos países industrializados (Brasil, China, México, entre outros), este problema vem se acentuando devido ao crescimento do setor industrial de forma desorganizada e sem o cuidado necessário com o meio ambiente. Na Europa, por exemplo, estima-se que 40% dos ecossistemas estejam sofrendo com a chuva ácida e outros problemas de poluição. Um dos fatos interessantes e preocupantes deste fenômeno, é que a acidificação da chuva não ocorre necessariamente onde ocorreu a grande poluição, devido ao ar, que carrega estas partículas de gases para outros locais, o que dificulta a identificação de sua origem. Estudos ecológicos e toxicológicos revelam que essa acidez da água vem diminuindo o número de peixes encontrado em lagos, rios e lagoas, fazendo com que a biodiversidade seja reduzida a níveis preocupantes.
Algumas atitudes, realizadas de maneira consciente, trazem diversos benefícios para o meio ambiente, entre eles, a diminuição da acidez da chuva. Utilizar meios de transporte menos poluentes como bicicletas e metro, purificar os canos de escapes de veículos, utilizar combustíveis com baixo nível de enxofre e uma maior fiscalização de emissores de fases poluentes são pequenas ações com grande impacto.

Fontes:
http://brasilescola.uol.com.br/quimica/quimica-chuva-acida.htm
http://www.suapesquisa.com/chuvaacida/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Chuva_%C3%A1cida
http://www.infoescola.com/quimica/chuva-acida/

Informativo O que é uma AFT Projetos

Não deixe de conferir a última edição do Informativo CRQ-V: a revista trimestral dos químicos.saiba mais

Saiba o que é necessário para o profissional assumir responsabilidade técnica na indústria química.saiba mais O PQUIM auxilia o profissional formado em Química a ingressar ou a retornar à área de trabalho.saiba mais
Acesso à Informação

CRQV
Vídeos
saiba mais
CRQV

Acesso Rápido
Registro Pessoa Física
Registro Pessoa Jurídica
Pesquisa de Profissionais
Cancelamento Registro P.F.
Cancelamento Registro P.J.
AFT - Informações
Renove sua AFT
Cancele sua AFT
Atualize sua Carteira
Atualize seu Endereço
Parcelamento de Débitos
Isenção de Anuidade P.F.
CRQV

Expediente
9 horas às 12 horas e
das 13h30min às 16h45min
CRQV

Novidade!

Conheça nossa Galeria de Fotos

CRQV
 
 
CRQV Conselho Regional de Química da 5ª Região | Avenida Itaqui, 45 | CEP 90460-140 | Porto Alegre | RS | Fone/Fax: 51 3330 5659 CRQV