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A Ciência do Sono
11 de outubro de 2017

Uma noite de sono bem aproveitada e descansada traz diversos benefícios ao corpo e à mente. Dentre às coisas benéficas estão o emagrecimento, fortalecimento do sistema imunológico, diminuição de crises de enxaqueca e até o combate à queda de cabelo provocada por causas genéticas.

Estes são alguns dos efeitos possíveis da melatonina , hormônio produzido de forma natural pelo organismo em ambientes escuros. Este hormônio é produzido em uma estrutura no interior do cérebro, a glândula pineal. Quando presente em nosso cérebro, esta substância diminui o estado de alerta no corpo e faz com que o sono se instale. A produção da melatonina é reduzida com qualquer grau de luminosidade, sendo assim, produzida em grande escala durante a noite e reduzindo ao amanhecer, tendo seu pico por volta da meia noite. É desta maneira que ela controla o relógio biológico de cada um, “avisando” quando é dia ou noite. Isso explica o porquê de muitas pessoas só conseguirem dormir em ambientes completamente escuros. Hábitos como assistir muita televisão durante a noite e utilizar celulares na cama são grandes vilões da saúde, apesar de parecerem inofensivos. Isto porque o organismo confunde-se com os efeitos luminosos, fazendo com que reduza a produção do hormônio. O mesmo ocorre com quem trabalha em ambientes escuros durante o dia ou que trabalhem no turno noturno
.
Outra substância de papel importante no sono é a adenosina que é um produto secundário de consumo de energia pelo corpo. De acordo com estudos de pesquisadores, ela vai se acumulando em nosso organismo ao longo do dia gerando cansaço e sonolência, iniciando o ciclo do sono. Durante o período em que dormimos, ela é removida e quando acordamos começa um novo ciclo diário. Isso explica o porquê de nos sentirmos sonolentos após um dia longo e agitado e nos sentirmos cansados se não dormirmos o suficiente. Uma das principais características deste hormônio é sua competição com a cafeína. Ambas ligam-se aos mesmos receptores do cérebro e a cafeína impede o funcionamento da adenosina, fazendo com que o sono desapareça por um período determinado.


FONTES: http://www.aquimicadascoisas.org/?episodio=a-qu%C3%ADmica-do-sono
https://gauchazh.clicrbs.com.br/saude/vida/noticia/2014/12/Conheca-a-melatonina-hormonio-do-sono-que-regula-o-relogio-biologico-e-pode-prevenir-doencas-4666846.html


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