O chimarrão é uma bebida típica do Rio Grande do Sul e é considerado um símbolo importante da cultura regional. Seu consumo se dá em cuia, bomba, erva, água quente (cerca de 70oC) e, em alguns casos, aromatizantes naturais. Os primeiros povos a consumi-lo foram os índios guaranis que viviam entre as regiões do Paraná, Uruguai e Paraguai e os índios caiangues, residentes nas regiões do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Misiones. O chimarrão chegou a ter seu consumo proibido no sul do Brasil durante o século XVI por ser considerado a “erva do diabo” pelos padres jesuítas, mas no século seguinte, teve sua produção e consumo liberados. 

A erva utilizada na bebida de sabor amargo passa por processos como trituração, secagem e peneiração, para então, ser usada no preparo. Na sua composição, foram detectadas as presenças de vitamina B, C e D e de sais minerais como potássio, cálcio e manganês. É considerada digestiva, antirreumática, diurética e estimulante. 

Já na folha da erva-mate são encontrados diversos componentes benéficos para o organismo como a cafeína, teofilina, ferro, fósforo, aminoácidos essenciais, celulose, dextrina, entre outros. O consumo desta erva está relacionado ao seu poder de estimular física e mentalmente o corpo humano, atuando contra a fadiga, proporcionando sensação de saciedade (o que colabora com o processo de emagrecimento), melhorando a circulação, facilitando a digestão, tendo papel importante na regeneração de células e sem provocar efeitos colaterais. Porém, seu consumo deve ser observado. Porém, existem pesquisas que ligam o consumo exagerado e prolongado da bebida ao câncer de esôfago, devido à altíssima temperatura. Além destes benefícios, estudos apontam que a erva-mate pode ser útil na fabricação de medicamentos, alimentos e até produtos de limpeza, devido à sua composição química. A melhor maneira de conservar a erva é no congelador de casa. Por ser desidratada, ela não congelará e estará protegida contra fatores externos. 

E você sabe preparar um bom chimarrão? 

1. Preencha a cuia com 2/3 de erva própria para chimarrão; 

2. Tape a cuia e deixe-a inclinada fazendo com que a erva encoste na parede de um dos lados do recipiente (pode-se usar um tapador específico para isso, um prato, ou as mãos; 

3. Incline levemente a cuia e no espaço vazio coloque um pouco água morna para fixar e inchar a erva (tome cuidado, pois a água fervente queima a erva, deixando com o gosto extremamente amargo) espere a água ser absorvida; 

4. Tape a bomba com o dedo polegar e coloque dentro da cuia descendo rente a parede, enterrando-a na erva, preencha com água quente, tire o dedo polegar e observe se o nível da água reduziu um pouco, se sim, seu chimarrão está pronto para ser saboreado (se preferir, utilize filtro em sua bomba para garantir que não entupirá). 

Topo