O verão, época querida e aguardada por muitos ao longo do ano, traz consigo o consumo de bebidas e alimentos refrescantes que aliviem o calor rotineiro. Sucos, drinks alcoólicos, sorvetes, milkshakes e saladas de frutas.  Estes são alguns dos meios escolhidos para aproveitar a estação. Seja na forma de sucos, na famosa caipirinha brasileira ou para temperar peixes e carnes, o limão é uma fruta extremamente cítrica que aparece no cardápio de grande parte da população. Além da alimentação, o fruto aparece na composição de produtos para limpeza e remédios.

O limão, fruto de uma árvore originária do sudeste da Ásia, possui diversas variedades e finalidades. No Brasil, o mais encontrado e utilizado é o Taiti, que possui formato arredondado, casca verde e é bastante suculento, com sabor forte e azedo. Este é também o tipo mais utilizado em caipiras, sucos e temperos na culinária brasileira. Sua composição é formada por muitas vitaminas como a vitamina C, o ácido fólico e a tiamina, além de diversos minerais como o cálcio, magnésio e potássio, encontrados em grande quantidade.

Dentre os benefícios que o consumo desta fruta traz ao organismo está a redução do risco de acidente vascular cerebral associada à ingestão de vitamina C. Além disso, a vitamina C, presente em grande quantidade no limão é um poderoso antioxidante que ajuda a combater a formação de radicais livres, possíveis causadores de câncer. Este mesmo antioxidante tem papel fundamental na produção de colágeno, que proporciona suporte para a pele. Outros benefícios são o combate a catarata, a prevenção da asma e o estímulo ao sistema imunológico. 

O ácido cítrico é um ácido orgânico tricarboxílico presente em grande parte das frutas, em especial nas ácidas. Sua fórmula química é C6H807 e ele representa de 5 a 7% da composição do limão. Ao contrário do que se imagina, o ácido cítrico não é um acidificante para o organismo humano.  Após sua ingestão, o corpo humano o transforma em sais alcalinos. Prova disso é que o consumo freqüente de água com limão pode até neutralizar problemas comuns de acidez no estômago.

Apesar de todos os benefícios agregados à esta fruta, é necessário ter cuidado ao manuseá-la durante o verão. Na estação mais quente do ano, o que predomina durante o dia é  o sol forte e quente, o que aumenta o risco de manchas e doenças de pele. Quando manuseamos o limão, nossa pele absorve uma substância chamada bergapteno – que está presente na casca e no suco. Quando o bergapteno é tocado pela radiação ultravioleta, ele a absorve mais intensamente, fazendo com que as células chamadas melanócitos passem a produzir melanina de maneira exagerada. Esta produção acima do normal é o que causa as tão temidas manchas.  Dependendo da quantidade de bergapteno que a pele absorver, estas manchas podem se tornas lesões graves, que necessitem de cuidados médicos.  Além disso, o tempo de exposição ao sol e a sensibilidade de cada pele são fatores determinantes na gravidade da mancha.

Vale lembrar que apenas filtro solar não protege contra este tipo de mancha, é necessário lavar as mãos ou a parte do corpo que entrou em contato com a fruta (tanto com o suco como com a casca) com água e sabão imediatamente após o manuseio.  Caso não possa lavar no momento, procure cobrir a área com algum tecido.  Permanecer em baixo do guarda-sol também não o protegerá totalmente da radiação, que pode rebater na areia ou no piso e retornar para a pele. Além do limão, é preciso estar atento ao manuseio de outras frutas como a laranja, abacaxi e bergamota.

Em casos superficiais, a mancha sai ao longo do tempo, mas é importante protegê-la para que não escureça mais. Também pode ser indicado por dermatologistas o uso de hidratantes e clareadores para a pele. E em casos mais graves onde aparecem bolhas, coceira e  ardência é necessário receber o atendimento de um especialista que indicará o melhor método de tratamento.

 

FONTES:

https://gauchazh.clicrbs.com.br/saude/vida/noticia/2018/01/por-que-o-limao-mancha-a-pele-cjc26paha00ri01p57fu5hlco.html

https://www.opas.org.br/o-limao-e-seus-beneficios-a-saude/

https://www.docelimao.com.br/site/limao/conceito/19-os-componentes-acidos-do-limao.html

http://somostodosum.ig.com.br/artigos/corpo-e-mente/os-componentes-acidos-do-limao-4641.html

 

 

Topo