Dia Internacional da Cerveja, comemorado na primeira sexta-feira de agosto, foi inventado em 2007 em Santa Cruz na Califórnia.

Presente nos festejos, mesas de bares e nas casas dos brasileiros, a cerveja possui diversas variações, marcas, garrafas, sabores e ingredientes diferenciados em cada copo. O processo envolve muita Química e deve ser compreendido para que se obtenha o melhor resultado. Informações do Anuário da Cerveja, elaborado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) todos os anos, mostram que o estado do Rio Grande do Sul é a segunda unidade da Federação com o maior número de fábricas, ficando atrás, apenas, do estado de São Paulo. Isto demonstra um crescimento importante desta área em nosso estado, com muitas oportunidades de emprego e empreendimento.

Dados coletados pelo Sindicato das Indústrias de Cerveja mostram que, apesar do cancelamento de diversos eventos e festivais, o brasileiro bebeu mais cerveja em 2021. Foram cerca de 14,3 bilhões de litros consumidos, cerca de 7,5% a mais que no ano anterior e hoje, somos o terceiro país que mais produz cerveja no mundo, ficando atrás apenas da China e EUA.

Celebre com sua família e amigos, degustando seu tipo favorito da bebida, sem esquecer da importância da Química em cada gota apreciada.

Topo