O Conselho Regional de Química da 5ª Região informa que o Programa Comunicação com Universidades e Escolas é um canal direto de comunicação com os futuros profissionais da Química. Por meio deste são oferecidas palestras aos estudantes sobre as funções do Conselho, atribuições e campo de atuação dos profissionais. O programa também é responsável por viabilizar o registro provisório dos formandos. Desta maneira, ao requerer o registro provisório de forma coletiva, dentro do Programa e de acordo com o regimento interno do CRQ-V, o formando pode obter isenção das taxas de registro, carteira e anuidade. Vale ressaltar que, se o registro provisório for encaminhado ao CRQ-V de forma individual, a taxa de carteira será cobrada normalmente. Para solicitação de registro individual clique aqui.

O registro provisório é um documento que habilita o profissional a exercer a profissão após sua formatura enquanto não possuir o diploma para viabilizar o registro definitivo obrigatório junto ao CRQ-V. É um documento válido por 06 meses, prorrogáveis por igual período, caso o profissional ainda não tenha o diploma. Neste caso, o motivo da ausência do diploma deve ser comprovado por meio de declaração emitida pela Instituição de Ensino. 

Para integrar o Programa Comunicação com Universidades e Escolas, a Instituição de Ensino deve proceder da seguinte forma:

  1. Primeiramente, o Coordenador do Curso deve solicitar a coleta de documentos dos formandos ao setor de Representação através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Serão solicitados à Instituição de Ensino o preenchimento de formulário do CRQ-V e a lista de formandos (oficial ou provisória). O Formulário (acesse aqui) deve ser preenchido, assinado e carimbado pelo coordenador do curso. Também solicitamos o envio da Lista Oficial de Formandos. Para que seja validada, esta deverá ser em folha timbrada da instituição, conter data da formatura, semestre de encerramento do curso, assinatura e carimbo do coordenador do curso. A lista também deve especificar alunos que farão colação de grau externa e interna, quando for o caso.

  2. Após o recebimento desses documentos será liberada a coleta de documentos dos formandos. A coleta poderá ser presencial ou através dos Correios. Na coleta presencial, um de nossos representantes vai até a Instituição (em data e horário pré-agendado com o Coordenador) para coletar os documentos dos formandos. Na coleta por Correios, o CRQ-V envia ao Coordenador do curso as cédulas de identidade profissional para coleta de assinaturas e digitais. Em ambas as modalidades, documentações incompletas não serão coletadas.

  3. Para que a isenção de taxas de emissão da cédula de identidade profissional provisória seja concedida, os documentos solicitados à Instituição de Ensino e aos formandos devem estar junto ao CRQ-V em até 30 dias antecedentes à data da formatura, salvo a lista oficial de formandos, que tem o prazo de até 7 dias úteis antecedentes à data da formatura.
  4. No caso de solicitação de palestras, estas devem ser planejadas com antecedência mínima de 15 dias. O palestrante também estará autorizado a receber a documentação dos formandos e encaminhá-la ao CRQ-V, desde que observados os prazos mencionados anteriormente.

  5. Para requerer o registro provisório, o formando deverá apresentar os seguintes documentos:

    • Requerimento devidamente preenchido (acesse o requerimento);
    • 04 Fotos 3x4 (iguais, atualizadas, não reutilizadas, frontais, sem adornos, com fundo claro e em papel específico para tal);
    • Cópia da carteira de identidade (não será aceito cópia da carteira de motorista ou de documentos de outros órgãos fiscalizadores);
    • Cópia do CPF.

Para obter mais informações ou em caso de dúvidas, entre em contato com o setor de Representação do CRQ-V. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Telefone: (51) 3330-5659 – Ramal 224.

Topo