Iniciou nesta segunda-feira a Semana da Água, que busca conscientizar a população e promover debates sobre a utilização deste recurso natural. O Dia Internacional da Água acontece em 22 de março, quarta-feira.

De toda a água presente no mundo, 97,5% dela é salgada e não pode ser ingerida. Dos 2,5% disponíveis para o consumo, apenas um terço é acessível, o restante está distribuído em calotas polares e lençóis freáticos profundos. O consumo consciente deste líquido é necessário para a vida de todos os seres terrestres. Adotar um estilo de vida que preserve este recurso traz diversos benefícios pessoais e que beneficiem o planeta como um todo.

Existem algumas maneiras de reutilizar a água na vida doméstica. Veja:

COLETAR ÁGUA DA CHUVA: Esta forma de armazena-la é simples e pode trazer economias ao lar. Basta posicionar um recipiente de tamanho adequado (barris ou bacias) em um ambiente que tenha contato direto com a chuva e utilizar um filtro para impedir que sujeira e insetos tenham contato com o líquido. A água acumulada após esse processo não é potável para o consumo (cozinhar, beber e usar para higiene) e deve ser armazenada em recipientes fechados. Pode ser utilizada para regar plantas, limpar pátios, carros e ambientes externos das casas. Outras formas de coleta com tubulações e uma estrutura mais adequada (criando um sistema completo de captação do líquido) também são utilizados e adaptados para cada residência.

NO BANHEIRO: Um banho com tempo médio de 15 minutos com o chuveiro ligado consome aproximadamente 135 litros de água que pode ser reutilizada na descarga do seu banheiro. Basta utilizar um balde ou bacia dentro do box e utiliza-la em seu vaso sanitário. Uma descarga com válvula e tempo de acionamento de 6 segundos gasta cerca de 12 litros de água, quando esta válvula está defeituosa, esta quantidade pode ser muito maior, por isso, manter a descarga sempre regulada é importante.

NA ÁREA DE SERVIÇO: Assim como a chuva, a água utilizada na máquina de lavar roupas pode ser reutilizada para a limpeza de pátios e áreas externas. Uma lavadora com capacidade para 5 kgs, utiliza cerca de 135 litros por lavagem que podem ser reaproveitados de forma parcial após seu uso.

AQUÁRIO E PLANTAS: A água “velha” do aquário dos peixes pode ser utilizada para regar as plantas do jardim. Esta água do aquário é rica em nitrogênio, essencial para a fotossíntese e possui fósforo e potássio, que fortalecem a planta. Porém, é preciso ficar atento. Não despejar água salgada e suja demais nas plantas para evitar que danifiquem-se.

COZINHANDO ALIMENTOS: Durante o cozimento de verduras e legumes, os alimentos liberam na água diversos nutrientes de sua composição. Esta água pode ser reutilizada para cozinhar outros alimentos como feijão e arroz.

Topo