Presentes no dia-a-dia da grande maioria das famílias, a manteiga e a margarina são semelhantes em alguns aspectos, mas diferenciam-se em sua estrutura química. Para fazer sua escolha à mesa, veja os principais aspectos de cada uma: 


MANTEIGA: É um produto de origem animal extremamente antigo, pode-se afirmar que surgiu na pré-história - quando os humanos começaram a domesticar animais como ovelhas, cabras e vacas - e foi adequando-se ao longo dos anos. É composta por creme pasteurizado obtido a partir do leite da vaca, cloreto de sódio e fermentos lácteos selecionados.

Deve ser armazenada em ambiente refrigerado e sem contato com o ar. Ao entrar em contato direto com o oxigênio, o produto começa o processo de deterioração, o que diminui seu tempo de validade.

É rica em gorduras saturadas e colesterol, que podem aumentar o risco de obesidade, câncer e doenças cardiovasculares.

MARGARINA: Sua invenção (que teve como objetivo substituir a manteiga) é atribuída ao químico francês Hippolyte Mège-Mouriés, no ano de 1869. É composta por gorduras vegetais hidrogenadas, sebo animal, ácido sulfúrico, leite de vaca, soda cáustica, ácido benzoico, ácido butil hidroxitolueno (explosivo), galato propila, corante artificial (CI, CII, etc.), aromatizantes artificiais (PI, PIV), antioxidantes artificiais (AV, AVI e AVIII), estabilizantes artificiais, vitamina “A” sintética ou acetato de vitamina A2 (20.COC Co).

Seus componentes conservantes artificiais mantém a conservação do produto por longos períodos, sem deterioração. As margarinas contêm gorduras vegetais hidrogenadas, que foram criadas pela indústria para ser uma alternativa à gordura saturada. Como não existe gordura no mundo vegetal – somente óleos – foi criado, então, um processo de transformação desses óleos vegetais em gordura sólida. Este processo resulta em gordura trans, extremamente prejudicial ao organismo e que está presente em salgadinhos de pacote, biscoitos, alimentos fritos, sorvetes, entre outros alimentos populares.

Seu consumo excessivo está relacionado ao aumento de peso, diabetes, aumento do nível de colesterol e triglicerídeos, diminuição do bom colesterol e hipertensão arterial.

FONTES:

http://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/margarina-x-manteiga-qual-mais-saudavel.htm

http://www.tudoparavegetarianos.com.br/colunas/os-perigos-do-consumo-de-manteiga-e-margarina-por-juliana-c-oliveira/

http://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/margarina-x-manteiga-qual-mais-saudavel.htm

Topo