É chamada de chuva ácida a chuva ou outra precipitação atmosférica que tenha acidez maior que a do resultado obtido entre o dióxido de carbono da atmosfera dissolvido na água precipitada. Esta acidificação é produzida pelo dióxido de enxofre (SO2) e dióxido de nitrogênio (No2), ambos surgem da queima de carvão, poluentes industriais e combustíveis fósseis. Estes gases passam, então, a fazer parte da atmosfera terrestre e quando entram em contato com o hidrogênio (vapor d’água), originando chuvas carregadas de ácido nítrico e sulfírico. 


Em 1852 foi realizado em Manchester, na Inglaterra o primeiro estudo que demonstrava a relação entre a poluição das indústrias e a acidez da chuva, que foi chamada a partir de 1872 de chuva ácida. O interesse do público por este fenômeno iniciou-se nos anos 70 a partir de uma publicação de um grande jornal a respeito do tema, que demonstrava um estudo apresentando os danos ambientais que esta chuva ácida poderia causar. 


Quando chega à superfície terrestre, esta chuva altera a composição química da água e solo, destrói vegetações e atinge cadeias alimentares, causando um grande e negativo impacto ambiental. Além das conseqüências no meio ambiente, carros, estátuas e edificações sofrem com esta acidez. Nos países industrializados (Brasil, China, México, entre outros), este problema vem se acentuando devido ao crescimento do setor industrial de forma desorganizada e sem o cuidado necessário com o meio ambiente. Na Europa, por exemplo, estima-se que 40% dos ecossistemas estejam sofrendo com a chuva ácida e outros problemas de poluição. Um dos fatos interessantes e preocupantes deste fenômeno, é que a acidificação da chuva não ocorre necessariamente onde ocorreu a grande poluição, devido ao ar, que carrega estas partículas de gases para outros locais, o que dificulta a identificação de sua origem. Estudos ecológicos e toxicológicos revelam que essa acidez da água vem diminuindo o número de peixes encontrado em lagos, rios e lagoas, fazendo com que a biodiversidade seja reduzida a níveis preocupantes. 
Algumas atitudes, realizadas de maneira consciente, trazem diversos benefícios para o meio ambiente, entre eles, a diminuição da acidez da chuva. Utilizar meios de transporte menos poluentes como bicicletas e metro, purificar os canos de escapes de veículos, utilizar combustíveis com baixo nível de enxofre e uma maior fiscalização de emissores de fases poluentes são pequenas ações com grande impacto. 

Fontes: 
http://brasilescola.uol.com.br/quimica/quimica-chuva-acida.htm 
http://www.suapesquisa.com/chuvaacida/ 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Chuva_%C3%A1cida 
http://www.infoescola.com/quimica/chuva-acida/ 

Topo