Farinha, pão e até cerveja. Estes são alguns dos produtos alimentícios provenientes do grão de trigo. O trigo é uma gramínea cultivada em todos os lugares do mundo sendo a segunda maior cultura de cereais, estando atrás do milho e à frente do arroz. Se caracterizando por folhas planas, compridas e um tanto ásperas, o trigo teve seu primeiro uso para a produção de pão branco atribuído aos egípcios, cerca de 200 a 300 anos a.C..

O grão de trigo possui formato oval e é dividido em três partes: o pericarpo, o gérmen e a semente. O pericarpo está presente em quase 20% do grão e é o que mais possui minerais e celulose, tendo um papel protetor da semente. Já a semente está presente em quase 85% da composição do grão. Nela localiza-se o endosperma e a cobertura, sendo a parte mais importante do grão, por conter o amido e as proteínas. O gérmen é rico em açúcares e lipídeos (por este fato, esta parte é retirada do grão no processo de moagem, para impedir que esta característica deixe a farinha rançosa). Com o passar do tempo, as técnicas de produção de farinha e alimentos provenientes foram aperfeiçoando-se e o entendimento da química tem grande papel nessa questão.

A MOAGEM

A moagem é o processo de retirada do endosperma do grão de trigo (ou farelo de trigo), para esta separação, o grão é submetido à umidade e em seguida ao repouso. Este repouso é o que faz com que este farelo torne-se flexível, possibilitando a retirada da farinha. Para ocorrer essa separação do endosperma de sua casca, são utilizados rolos de moagem ou cilindros e em seguida peneiradores. Este processo repete-se diversas vezes, até que o grão esteja completamente separado e possa ser considerado uma farinha. A farinha integral é aquela em que a moagem é feita com o grão inteiro, incluindo o gérmen, semente e as cascas. Esta possui mais nutrientes ao final de sua produção, mantendo todos os benefícios presentes no grão, como vitaminas, proteínas e fibras, fazendo com que melhore o funcionamento intestinal, aumente a saciedade e reduza os níveis de colesterol ruim no sangue.

A FARINHA DE TRIGO

A farinha de trigo é uma velha conhecida por todos ao redor do mundo. Sem ela, pães brancos, biscoitos, bolos, pudins, sopas e macarrão teriam suas produções inviabilizadas. A farinha mais utilizada é a de trigo branca. Sua cor é branca podendo conter traços leves de marrom ou cinza, dependendo da origem do seu grão e possui sabor agradável. Sua composição básica é água, amido, minerais, gordura e proteína. A  combinação de proteínas mais presente na farinha, que ao entrar em contato com a água torna-se elástica, é o glúten. O amido também é muito presente nesta composição, fazendo parte de cerca de 70% da farinha. Já os minerais, extraídos em grande parte durante o processo de moagem representam cerca de 2% da composição e a gordura está em quantidade menor ainda.

O amido é o responsável pela produção de gás através do fornecimento de açúcar para o fermento e o glúten permite que este gás dique aprisionado dentro da massa, permitindo o crescimento uniforme. O glúten também é responsável por manter a massa elástica para ser moldada e esticada sem ocorrer a quebra. Além de facilitar a mastigação, por manter o alimento macio ao final de seu preparo.

Após todo esse processo, a farinha está pronta para entrar nas mais diferentes receitas e sabores, fazendo grande parte do nosso paladar variado.

 

FONTES:

http://omundodotrigo.blogspot.com.br/2015/06/composicao-bioquimica-do-trigo.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Trigo

http://insumos.com.br/aditivos_e_ingredientes/materias/98.pdf

Topo