O ácido hialurônico é um polímero orgânico constituído de ácido glucurônico e N-acetilglucosamina. Ele apresenta-se na forma de um líquido viscoso, altamente solúvel em água e é encontrado em todos os animais, funcionando como preenchedor de lacunas entre as células. Muitos líquidos importantes do corpo são compostos por ácido hialurônico, como o líquido sinovial (que lubrifica as articulações). Na pele (parte do corpo humano onde se encontra em maior parte) o ácido confere volume, hidratação, elasticidade e sustentação. Quanto mais tempo de vida, menos ácido hialurônico é encontrado no organismo. Isso explica a mudança de textura e aparência da pele humana com o passar dos anos, como o surgimento de rugas, flacidez e menor espessura.

Existem formas de retardar a perda desse ácido e de colágeno no organismo (proteína essencial para a elasticidade da pele), como ingerir bastante água e evitar a exposição solar em horários inadequados e sem a devida proteção. Além dos métodos possíveis para retardá-lo, existem formas de fazer sua reposição ao organismo, utilizando sua versão artificial. O ácido hialurônico pode ser produzido através da fermentação de substratos vegetais (bactérias Streptococcus) e do açúcar da beterraba (lactobacilos), obtendo-se resultados satisfatórios.

Este ácido sintético é utilizado em uma grande variedade de cosméticos como cremes, géis, pós-barba, shampoos, condicionadores, óleos, etc. Ainda na área da Estética e Cosmética, esta substância é comumente utilizada para preenchimento de rugas, olheiras, sucos nasogenianos (o famoso “bigode chinês”), rugas glabelares (conhecidas como “pés de galinha”), etc. Além disso, é utilizado no procedimento chamado “harmonização facial” que consiste no aumento do volume dos lábios, das maçãs do rosto, queixo, mandíbula e bochechas, com o objetivo de deixar o rosto mais simétrico e harmônico, com marcações definidas. Pode, ainda, ser utilizado na suavização de cicatrizes. Os procedimentos estéticos com ácido hialurônico não são permanentes e podem durar até cerca de 1 ano e 6 meses. Lembre-se de procurar sempre um profissional adequado para aplicação do produto.

Topo