As tatuagens são conhecidas há mais de 5 mil anos e tem cada vez mais ganhado espaço no meio cultural e estético. Com exceção da Henna (Lausona ou IUPAC: 2-hidroxi-1,4-naftoquinona), a maioria das tintas de tatuagem são feitas à base de pigmentos derivados de sais de metais de transição (átomos não possuem orbital “d” mais energético totalmente preenchido ou que são capazes de formar cátions com orbital d incompleto), possibilitando a formação de compostos coloridos em pelo menos um de seus níveis de oxidação.
 

A Google deu um passo adiante na aplicação prática de computadores quânticos e simulou, pela primeira vez na História, uma reação química utilizando um dispositivo do tipo. Uma vez que átomos e moléculas são governados por sistemas como esse, os equipamentos podem ser as melhores opções para entendermos o que ocorre em suas interações.

O ácido hialurônico é um polímero orgânico constituído de ácido glucurônico e N-acetilglucosamina. Ele apresenta-se na forma de um líquido viscoso, altamente solúvel em água e é encontrado em todos os animais, funcionando como preenchedor de lacunas entre as células. Sua utilização na cosmética é vasta e com muitos benefícios. 

Uma mudança está prevista na rotina dos motoristas e deverá ocorrer no mês de agosto. Isto porque uma “nova gasolina” está prestes a chegar ao consumidor brasileiro. O novo combustível vem carregado de alterações físico-químicas, que prometem um desempenho melhor e maior economia.

No dia 18 de junho de 1956, a Lei Federal n.º 2.800 de 18 de junho de 1956 criou os Conselhos Profissionais de Química em âmbito Federal e Regional. O Conselho Regional de Química da 5ª Região teve suas instalações inauguradas em 30 de julho de 1957, em Porto Alegre, RS. Desde essa data, muitas mudanças ocorreram, incluindo corpo de funcionários, diretoria e sedes na cidade. 

O Rio Grande do Sul passa por um momento de mudanças e incertezas que refletem em todos os setores. Em virtude disso, informamos que os atendimentos presenciais na sede da capital e nas delegacias regionais podem variar de acordo com a cor da bandeira vigente seguindo o “Modelo de Distanciamento Controlado”.

Topo