O engenheiro químico, assim como os demais profissionais da área da Química, quando estiver exercendo sua função como químico, deve – de acordo com a lei nº 2.800 de 18 de junho de 1956 – estar registrado no Conselho Regional de Química, independente de seu registro ativo ou não no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, antes denominado Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA) de sua região.

A Constituição Federal assegura o princípio básico da liberdade de exercício de qualquer atividade profissional ou econômica, desde que lícita. Regulamentar os diversos ofícios e ocupações sem o devido interesse público é o mesmo que inviabilizar a norma constitucional.

É com tristeza que informamos o falecimento do Prof. Dr. Valter Stefani no dia 19 de janeiro. Profissional dedicado e reconhecido por toda a comunidade Química. Valter era membro da Academia Riograndense de Química e percursor da Química Forense no Brasil. Nossos sinceros sentimentos aos familiares e amigos. Valter deixa um legado e diversos seguidores de seus ensinamentos.

A estudante desenvolveu um filme plástico biodegradável a partir da casca do maracujá. Ele substitui as embalagens comuns de mudas de plantas, que geram alta quantidade de resíduos na agricultura.

Frances H. Arnold, George P. Smith e Sir Gregory P. Winter, que trabalharam separadamente, levarão o prêmio de R$4 milhões, anunciado nesta quarta-feira (3), por desenvolverem técnicas que permitem a fabricação de combustíveis verdes e de anticorpos mais eficientes.

O óleo de coco virou um herói para praticamente todo e qualquer mal do corpo humano. Mas, segundo professora da Universidade de Harvard (Estados Unidos), ele é “veneno puro”.

Topo