Free cookie consent management tool by TermsFeed
  Acessibilidade   Mapa do Site   Lei Geral de Proteção de Dados
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste




A descoberta de uma doença oncológica vem com o desejo de cura breve


Data de Publicação: 4 de novembro de 2024






O primeiro passo é sempre procurar um médico especialista na área e buscar ajuda de tratamentos. Dentre os principais indicados está a quimioterapia. A quimioterapia é um tratamento utilizado principalmente contra o câncer, e envolve o uso de substâncias químicas para destruir células malignas ou inibir seu crescimento.

A base química da quimioterapia envolve várias classes de medicamentos, cada uma com mecanismos de ação específicos. Mas, como ela age? Antimetabólitos: esses medicamentos mimetizam compostos naturais que as células utilizam para o crescimento, interferindo na síntese de DNA e RNA. Exemplo: metotrexato. Agentes alquilantes: e se ligam ao DNA da célula, causando danos que impedem a replicação. Exemplo: ciclofosfamida. Inibidores de mitose: interferem na divisão celular, impedindo que as células cancerosas se dividam. Exemplo: paclitaxel.

Antibióticos antitumorais: derivados de fungos, esses compostos podem interagir com o DNA e impedir a replicação. Exemplo: doxorrubicina.
Os efeitos colaterais comuns incluem náuseas, fadiga, perda de cabelo e imunossupressão, pois as células que se dividem rapidamente (como as células da medula óssea e as células do trato gastrointestinal) também são afetadas. Os tratamentos são geralmente administrados em ciclos, permitindo que o corpo se recupere entre as doses.