Free cookie consent management tool by TermsFeed
  Acessibilidade   Mapa do Site   Lei Geral de Proteção de Dados
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste




Lagoa da Conceição tem alta concentração de cocaína


Data de Publicação: 6 de março de 2025






Pesquisadores realizaram coleta de amostras em pontos estratégicos da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, Santa Catarina (incluindo áreas próximas a estações de tratamento de esgoto, regiões urbanizadas e locais de alta biodiversidade) e chegaram a resultados impactantes.

Foram identificados 35 contaminantes emergentes, entre eles cocaína e seu metabólito benzoilecgonina, além de cafeína, antibióticos, analgésicos e substâncias usadas em cosméticos e produtos de higiene pessoal.

Os cientistas apontaram que os níveis de cocaína são “surpreendentes, mas esperados”, considerando a intensa atividade turística da região, que pode contribuir para o descarte dessas substâncias no ambiente aquático.

Estudos anteriores já haviam identificado situações similares, como a contaminação por cocaína identificada em tubarões no estado do Rio de Janeiro.

Fonte: Suspect screening and quantitative analysis of 165 contaminants of emerging concern in water, sediments, and biota using LC-MS/MS: Ecotoxicological and human health risk assessment, Science of The Total Environment, 2025.