Lagoa da Conceição tem alta concentração de cocaína
Data de Publicação: 6 de março de 2025

Pesquisadores realizaram coleta de amostras em pontos estratégicos da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, Santa Catarina (incluindo áreas próximas a estações de tratamento de esgoto, regiões urbanizadas e locais de alta biodiversidade) e chegaram a resultados impactantes.
Foram identificados 35 contaminantes emergentes, entre eles cocaína e seu metabólito benzoilecgonina, além de cafeína, antibióticos, analgésicos e substâncias usadas em cosméticos e produtos de higiene pessoal.
Os cientistas apontaram que os níveis de cocaína são “surpreendentes, mas esperados”, considerando a intensa atividade turística da região, que pode contribuir para o descarte dessas substâncias no ambiente aquático.
Estudos anteriores já haviam identificado situações similares, como a contaminação por cocaína identificada em tubarões no estado do Rio de Janeiro.
Fonte: Suspect screening and quantitative analysis of 165 contaminants of emerging concern in water, sediments, and biota using LC-MS/MS: Ecotoxicological and human health risk assessment, Science of The Total Environment, 2025.