Free cookie consent management tool by TermsFeed
  Acessibilidade   Mapa do Site   Lei Geral de Proteção de Dados
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste




Novas Moléculas no Tratamento de Osteoporose


Data de Publicação: 24 de março de 2025






A osteoporose é uma doença caracterizada pela perda progressiva de massa óssea, que torna os ossos mais frágeis e suscetíveis a fraturas. Mais comum em idosos, a doença pode levar a complicações como dor crônica, depressão, deformidade, perda da independência e aumento da mortalidade.

Em busca de novas alternativas terapêuticas, cientistas do Instituto de Química e da Faculdade de Medicina da USP testaram proteínas promissoras em cobaias com osteoporose e obtiveram resultados significativos na melhora parcial do quadro da doença.

 A proteína morfogenética óssea (BMP) e o fator de crescimento derivado de plaquetas (PDGF) são conhecidos por estimular a osteogênese, tornando-os candidatos para o tratamento da doença. Utilizando ratos submetidos à ooforectomia, procedimento que induz a osteoporose, os pesquisadores administraram os fatores de crescimento por via intravenosa duas vezes por semana durante cinco semanas. Após esse período, exames mostraram que os tratamentos com 20 µg/kg de rhPDGF-BB + 30 µg/kg de rhBMP-7 e 30 µg/kg de BMP-7 aumentaram significativamente o volume ósseo e o número trabecular.

Atualmente, as terapias disponíveis para tratar a osteoporose se dividem em dois grupos: os medicamentos antirreabsortivos, que evitam a degradação natural do tecido ósseo, e as drogas anabólicas, que estimulam a formação de ossos. Segundo uma matéria publicada pelo Jornal da USP, esta descoberta pode abrir caminho para novas opções terapêuticas, embora ainda precise ser validada em estudos clínicos futuros.

Fonte: Recombinant Human Peptide Growth Factors, Bone Morphogenetic Protein-7 (rhBMP7), and Platelet-Derived Growth Factor-BB (rhPDGF-BB) for Osteoporosis Treatment in an Oophorectomized Rat Model, Biomolecules, 2024.