CRQ-V participa de reunião da COSMAM e da Prefeitura de POA sobre contaminação por metanol
Data de Publicação: 22 de outubro de 2025

O Conselheiro Evandro Luís Janovik participou, nesta terça-feira (21/10), de uma reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre. Conduzida pela presidente da comissão, Vereadora Tanise Sabino, a reunião abordou a contaminação de bebidas e alimentos por metanol.
A COSMAN se mostrou preocupada com os casos confirmados que começaram em São Paulo e foram se espalhando pelo País: “Para ter mais lucros, pessoas estão contaminando as bebidas para baratear a produção e ganhar em cima disso. O consumidor acha que está tomando uma bebida normal, mas em poucas horas está se sentindo mal por causa do metanol que ingeriu. Precisamos fortalecer a prevenção e a fiscalização na Capital para proteger o nosso cidadão”.
O Conselheiro Evandro, que é Engenheiro Químico e Mestre Cervejeiro, afirmou que deve-se fiscalizar a produção (fermentação) de etanol, pois a produção errada pode gerar o metanol: “A fermentação correta do etanol elimina o metanol. Nós temos que fiscalizar o etanol, porque o metanol que vai pra bebida é o que está no etanol contaminado.”
O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Rio Grande do Sul (Abrasel no RS), Leonardo Dorneles, salientou que não existe confirmação de casos envolvendo metanol no Rio Grande do Sul: “O caso que foi identificado em Porto Alegre era de alguém que havia bebido em São Paulo e depois veio para o nosso estado”. Elisabete Sabka, enfermeira da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, complementou: “Nós tivemos dez casos de suspeita de intoxicação por metanol na cidade. Todos foram investigados e o único que realmente havia ingerido metanol foi o caso de um homem que tinha consumido bebida alcoólica em São Paulo”.
Foto: Ana Terra Firmino/CMPA.
Fonte: Câmara Municipal de Porto Alegre.