Free cookie consent management tool by TermsFeed
  Acessibilidade   Mapa do Site   Lei Geral de Proteção de Dados
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste




Anvisa proíbe substâncias químicas usadas em unhas de gel e cosméticos


Data de Publicação: 31 de outubro de 2025






A Agência Nacional de Vigilância Sanitária publicou no dia 29/10 uma resolução que proíbe o uso de duas substâncias químicas utilizadas na fabricação de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes.

Quais são as substâncias e por que foram proibidas?

➡️TPO – óxido de difenil (2,4,6-trimetilbenzol) fosfina;

➡️DMPT – N,N-dimetil-p-toluidina (também chamada de dimetiltolilamina ou DMTA).

O TPO é um fotoiniciador, substância capaz de iniciar reações químicas quando exposta à luz ultravioleta (UV) ou LED. Ele é utilizado para endurecer rapidamente produtos como esmaltes e unhas em gel. Essa reação é chamada de polimerização — uma reação química em que moléculas pequenas (monômeros) se unem para formar moléculas grandes (polímeros), criando materiais sólidos e resistentes, como plásticos ou resinas. Estudos apontam que o TPO pode interferir no sistema reprodutivo e afetar a fertilidade, sendo classificado como tóxico para a reprodução.

O DMPT, por sua vez, também atua como acelerador de polimerização. Ele é utilizado em produtos que precisam endurecer rapidamente sob a luz UV, como alguns tipos de géis e adesivos. Entretanto, pesquisas internacionais identificaram que o DMPT é potencialmente cancerígeno, pois, pode gerar radicais livres e compostos reativos que danificam o DNA das células.

A proibição já havia sido implementada na União Europeia em setembro e, agora, passa a valer no Brasil. A medida tem o objetivo de impedir que produtos considerados inseguros em outros países continuem sendo comercializados aqui. A restrição vale para qualquer tipo de cosmético que contenha as substâncias em sua formulação.

A resolução estabelece regras imediatas e prazos para a adaptação do setor. A fabricação, a importação e o registro de novos produtos que contenham TPO ou DMPT estão proibidos de forma imediata. Além disso, as empresas e estabelecimentos têm 90 dias para encerrar a venda e o uso de itens que estão nas prateleiras. Após esse prazo, a Anvisa cancelará os registros e notificações existentes e as empresas deverão recolher os produtos ainda disponíveis no comércio.

Fonte: Anvisa e GOV