Pesquisadores do Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR) descobriram uma forma de despistar o mosquito Aedes aegypti, vetor de doenças como dengue, zika e chikungunya. A pesquisa usou um mecanismo baseado na evolução do próprio animal, que fez da fêmea uma perita em detectar sangue. O estudo conseguiu impedir que ela encontre “pistas químicas” que a guiam até seus hospedeiros.

Graças a receptores nas antenas e nos palpos – estruturas que funcionam como lábios no inseto, o mosquito capta substâncias produzidas por mamíferos, como o dióxido de carbono, da respiração, e o ácido lático, da queima de glicose. Na pesquisa, os cientistas da UFPR desenvolveram uma molécula de ácido lático modificado que bloqueia temporariamente os receptores do inseto e o impede de seguir as pistas químicas. A substância está em processo de patente.

 

Por enquanto, a molécula mostrou-se mais eficiente em repelentes corporais. Testes laboratoriais verificaram que o repelente funciona bem por cerca de dez horas. “O desenvolvimento da molécula significa a criação, em nível mundial, de uma nova estrutura química com efeito de repelência ao mosquito para uso massivo”, afirmou Francisco de Assis Marques, pesquisador do Laboratório de Ecologia Química e Síntese de Produtos Naturais (Lecosin) da UFPR e coordenador do estudo.

Além da alta eficiência, o método de desenvolvimento do repelente dispensou solventes na primeira etapa. Solventes são substâncias que possibilitam reações químicas e que, geralmente, se convertem em sobras de potencial poluidor. Eles também aumentam o custo de fabricação, pois não estão relacionados ao objetivo final do produto.

 

Agora, os pesquisadores trabalham para eliminar os solventes na segunda etapa da síntese da substância. Isso significa a possibilidade de oferecer ao mercado um repelente de alta eficiência, natural (uma vez que é feito de uma substância que o corpo humano produz), biodegradável, com insumos acessíveis, de custo baixo e obtido com reações químicas de baixo passivo ambiental.

FONTE: Metrópoles.com

Topo