O chocolate, um dos alimentos mais consumidor nesta data comemorativa, envolve muita ciência

#ACiênciaDoChocolate | O chocolate é um dos alimentos mais consumidos ao redor do mundo. Na Páscoa, em especial, ele se torna faz parte de lembrancinhas, receitas e presentes elaborados.

O chocolate é composto por cerca de 8% de proteínas, 60% de carboidratos e 30% de gorduras. As altas quantidades de gordura e carboidrato tornam o alimento calórico, o que deve ser observado na hora do consumo. As versões amarga e meio amarga são as com índice calórico menor e as mais indicadas para consumo. Além disso, o chocolate também fornece minerais como o potássio, fósforo, cálcio, ferro, zinco, etc. e as vitaminas A, B1, B2, B3 e E.

Das mais de 300 substâncias químicas presentes nesse alimento, podemos destacar três principais: a feniletilamina, ácido oxálico e cafeína.

A feniletilamina é responsável por causar a sensação de bem-estar no cérebro, pois aciona a liberação de dopamina (substância que causa a sensação de felicidade).

A cafeína está presente em pequena parte do chocolate, dando a sensação de “recuperação de energias” após consumi-lo.

 Já o ácido oxálico, presente em parte do chocolate, reage com metais essenciais como o ferro, magnésio e cálcio, impedindo que eles nutram o corpo.

Desejamos a todos uma Feliz Páscoa, próspera e de muito amor!

 

Fonte: BrasilEscola.UOL

Topo