Em erupção desde domingo na ilha de La Palma – nas Canárias – o vulcão Cumbre Vieja está libertando escoadas de lava viscosas, que levantam uma dúvida: o que distingue o magma da lava?

A distinção entre magma e lava está na localização. Quando os geólogos aludem ao magma, falam de material rochoso semi fundido que se mantém retido no subsolo. Se esse material rochoso ascender à superfície e mantiver fluidez, designa-se por lava.

Os magmas variam em função da composição química que lhes confere diferentes propriedades. Os magmas basálticos, como os do Havaí, tendem a formar-se por fusão do material rochoso do manto, e constituem grande parte das rochas dos fundos oceânicos. Estes magmas contêm entre 47% a 63% de sílica, mineral que integra a composição do vidro e do quartzo. Quanto à sua composição, os magmas basálticos são razoavelmente fluídos, com viscosidades que oscilam entre o melaço e a manteiga de amendoim. Este tipo de magma é também aquele que atinge as temperaturas mais elevadas, que podem situar-se entre os 982º e os 1204º Celsius.

Os magmas andesíticos, por sua vez, tendem a formar-se por fusão do material rochoso da crusta continental. Estes magmas contêm mais de 63% de sílica, o que lhes confere maior viscosidade. Esta variedade de magma atinge temperaturas inferiores às do magma basáltico. Os magmas riolíticos, ricos em sílica, atingem temperaturas que se situam entre os 649º e os 816º Celsius.

Uma vez que os magmas andesíticos são mais densos e apresentam temperaturas inferiores às dos magmas basálticos, a libertação dos gases dissolvidos ocorre a velocidades mais baixas. Isto os tona mais perigosos, pois a acumulação de gases no confere-lhes maior caráter explosivo, muito semelhante ao efeito que se obtém quando se aumenta o nível de carbonação de um refrigerante. Os vulcões havaianos, por seu turno, contêm magmas basálticos, com baixo teor de sílica, o que significa que têm menor carácter explosivo. As escoadas de lava tendem a escorrer e dispersar-se, criando vulcões em escudo, com formações ligeiramente onduladas, uma silhueta geológica, que é a imagem de marca das ilhas.

FONTE: NATGEO

Topo