Comemorado atualmente por todo o mundo, o St Patricks Day surgiu na Irlanda por volta de 1903 em homenagem ao aniversário de falecimento do missionário São Patrício. Considerado o santo padroeiro da Irlanda, atuou durante 30 anos evangelizando o povo irlandês na doutrina católica e faleceu em 17 de março de 432 no condado de County Down. Trevos de três folhas, a cruz celta, leprechaunsfigura do folclore irlandês, eram uma espécie de duendes que consertavam os sapatos das fadas e escondiam tesouros) e comida verde são os principais símbolos desta comemoração.

Mas e a cerveja verde? Primeiramente, ela não foi criada na Irlanda, mas no Bronx, um bairro da cidade de Nova Iorque (EUA). O médico legista irlandês-americano Thomas Hayes Curtin, revelou em 1914 a sua invenção de uma cerveja que tinha a cor de um trevo. Posteriormente foi descoberto que Curtin havia utilizado uma solução de ferro usada para branquear roupas. Era um pó azul, conhecido como Wash Blue, e considerado um veneno. Hoje em dia, é colorida artificialmente com corantes alimentícios ou com alguma bebida de coloração azul.

Quem quiser beber cerveja verde para comemorar o St Patricks Day, deixamos uma dica: Sirva sua cerveja em um copo e despeje meia dose de licor Curaçau Blue.  

Fonte: www.guiadacervejabr.com

Topo