Faleceu nesta quinta-feira, dia 08/09 o Químico, empresário e membro da Academia Riograndense de Química, Paulo D'arrigo Vellinho. Conhecido por fundar a indústria de ar condicionado sprinter, Vellinho também presidiu entidades gaúchas como Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul e o Centro das Indústrias do Estado, além de liderar a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) e a Associação Gaúcha de Avicultura. 

Morreu nesta quinta-feira (8), aos 95 anos, o empresário gaúcho Paulo D'Arrigo Vellinho, conhecido por fundar, nos anos de 1950, a Springer, indústria de ar-condicionado posteriormente associada à americana Carrier. A causa da morte não foi informada. Ele também presidiu importantes entidades gaúchas, como Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul e o Centro das Indústrias do Estado, na gestão de 1971 a 1974. Ainda, liderou a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) e a Associação Gaúcha de Avicultura. 

Paulo Vellinho era natural de Caxias do Sul, mas, passou praticamente toda a vida na capital. Formado em Química Industrial pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1949, havia celebrado os 95 anos no dia 05 de setembro e estava internado em Porto Alegre. 

 

Lamentamos, em nome de toda a comunidade Química do estado, o seu falecimento. Sua brilhante trajetória e caminho no mundo da ciência ficarão guardados na memória deste Conselho, sua Diretoria e Conselheiros. Prestamos nosso respeito e condolências à família que perde um ente querido e um profissional admirável.  

 
Topo