Bah! Bora tomar um chimas? Lembrada no dia 20 de setembro de cada ano, a Revolução Farroupilha é um feriado importante no estado gaúcho. Neste dia os costumes bairristas são aflorados e apreciados. Seja comendo uma bergamota, esperando o churrasco ficar pronto ou até mesmo para acompanhar uma tarde de trabalho ou uma reunião entre amigos, o chimarrão faz parte da vida do povo do Rio Grande do Sul.

Seu consumo se dá em cuia, bomba, erva, água quente (cerca de 70oC) e, em alguns casos, aromatizantes naturais. A erva utilizada na bebida possui sabor amargo e passa por processos como trituração, secagem e peneiração, para então, ser usada no preparo. Na sua composição, são detectadas as presenças de vitamina B, C e D e de sais minerais como potássio, cálcio e manganês. É considerada digestiva, antirreumática, diurética e estimulante.

Já na folha da erva-mate são encontrados diversos componentes benéficos para o organismo como a cafeína, teofilina, ferro, fósforo, aminoácidos essenciais, celulose, dextrina, entre outros. O consumo desta erva está relacionado ao seu poder de estimular física e mentalmente o corpo humano, atuando contra a fadiga, proporcionando sensação de saciedade (o que colabora com o processo de emagrecimento), melhorando a circulação, facilitando a digestão, tendo papel importante na regeneração de células e sem provocar efeitos colaterais. Além destes benefícios, estudos apontam que a erva-mate pode ser útil na fabricação de medicamentos, alimentos e até produtos de limpeza, devido à sua composição química. A melhor maneira de conservar a erva é no congelador de casa. Por ser desidratada, ela não congelará e estará protegida contra fatores externos.

Então, prepara teu mate e aproveita o feriado ao lado de sua família e amigos!

Topo