#NobeldeQuímica2022 | Foram divulgados pela Academia Real das Ciências da Suécia nesta quarta-feira, dia 05 de outubro, os vencedores do Prêmio Nobel de Química 2022. Foram os americanos Carolyn R. Bertozzi e K Barry Sharpless (recebendo seu segundo prêmio Nobel) e o dinamarquês Morten Meldal. O Prêmio, que totaliza 10 milhões de coroas suecas (aproximadamente R$ 4,8 milhões) será dividido pelo trio pela criação de uma ferramenta criativa para construção de moléculas com o “desenvolvimento da química do clique e da química bioortogonal”.

A chamada “química do clique” permite que produtos farmacêuticos mais precisos sejam desenvolvidos, tornando a chegada destes medicamentos nos locais corretos do organismo humano mais assertiva. A cereja do bolo da química do clique” são duas moléculas facilmente preparadas em laboratórios: a azida e alcino, que unidas a um terceiro item – íons de cobre – produzem reações químicas de forma simples. Esse tipo de ligação que, de acordo com o Comitê do Nobel, lembra do “clique de um cinto” muda a Química para a sempre, pois permite que crie-se uma grande variedade de moléculas.

Nos anos 2000, Barry Sharpless e Morten Meldal apresentaram este conceito em trabalhos de forma independente, porém, com uma importante limitação: os íons de cobres utilizados são tóxicos para o corpo humano. Neste momento entrou em cena Carolyn Bertozzi, que descobriu que as azidas e alcinos podem reagir de maneira quase explosiva se o alcino for forçado a formar uma estrutura química em forma de anel. Além disso, essas reações tiveram ainda mais sucesso em ambientes celulares sem interrupção da bioquímica normal da célula (reações bioortogonais). Com isso, lançou-se uma base para uma forma funcional da química, em que diversas moléculas são construídas de forma rápida e eficiente.

Atualmente, a técnica é estudada para o desenvolvimento de fármacos que produzam anticorpos “clicáveis” contra tumores. Segundo o Comitê do Nobel, com a descoberta é possível fazer uma infinidade de coisas que trarão benefícios para a sociedade, desde medicamentos específicos e eficazes a materiais complexos e diferentes.

 

FONTE: G1

Topo