O Conselho Federal de Química (CFQ) e a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) se reuniram, no dia 28 de setembro, para debater assuntos de interesse das entidades. No encontro, foram discutidas a falta de insumos para gerir o saneamento básico no país e o desenvolvimento de projetos que beneficiem a população, entre outros.

Antônio Lannes, assessor de Relações Institucionais e Governamentais do CFQ, colocou o Sistema à disposição da autarquia para ajudar na elaboração de projetos. Já o Conselheiro Federal Rodrigo Moura, coordenador do Comitê de Governança de Atuação Profissional na Área da Química (CGAPQ), explicou à diretoria da ANA sobre a expansão das ações do Conselho em prol da sociedade e como funciona o trabalho dos profissionais de Química. Na oportunidade a Agência foi representada pelos diretores, Vitor Saback e Filipe de Mello Sampaio Cunha.

Em conversa, Saback questionou sobre a quantidade de profissionais para atender a demanda de saneamento no Brasil e Moura garantiu que é possível suprir, afirmando haver químicos qualificados e suficientes para o trabalho.

A respeito do Marco Legal do Saneamento Básico, aprovado em julho de 2020, Saback e Lannes discutiram sobre a importância de audiência pública para qualificar o debate e as necessidades da população, para, assim, ressaltar a carência de ações voltadas para a indústria química nacional. O diretor da ANA reforçou que é preciso trazer visibilidade para o setor.

Rodrigo Moura abordou, ainda, a proposta de criação de um grupo de trabalho para o desenvolvimento de projetos em parceria com a Agência Nacional, valorizando profissionais inscritos no Sistema CFQ/CRQs. O encontro foi finalizado com o compromisso de estreitar relações e com a promessa de um convênio institucional entre as entidades.

Estiveram presentes os seguintes membros do CGAPQ: Rodrigo Moura, Antônio Lannes, Rubens Reis, Raquel Fiori (representante do CRQ-V), Ana Paula Cristina Farias Sayd e Janaína de Castro Pereira.

FONTE: CFQ

Topo