Entre palestras de pensadores renomados e oficinas em diferentes áreas, as estrelas da Mostra Sesi Com@Ciência foram os estudantes. No total, 175 projetos de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Ensino Médio foram expostos no mês passado no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre.

Um dos projetos procura solução para algo que gera medo em muita gente – ingerir acidentalmente a substância GHB, conhecida como “Boa Noite Cinderela”, que faz com que a vítima adormeça e perca memórias recentes. A droga costuma ser utilizada para o cometimento de crimes como roubo e estupro.

Pensando nisso, as alunas Giovanna Freitas, Giovanna Moraes, Nicolli Marques e Natally Souza iniciaram estudos para desenvolver um copo que detecta a substância e, aí, muda de cor. As adolescentes, que estudam na Escola Sesi de Ensino Médio Albino Marques Gomes, de Gravataí, começaram o trabalho em outubro do ano passado, ao perceber que casos relacionados a essa droga aconteciam com frequência.

Atualmente, o desafio das meninas é encontrar um reagente ao GHB que não seja tóxico, já que ele será aplicado em um objeto usado para a ingestão de bebidas. Como ainda não foi definido qual reagente será usado, ainda não é possível estabelecer um preço para esses copos, que seriam vendidos em bares.
As jovens, que chamaram o projeto de “Keep Safe – Copo detector de GHB”, levaram a ideia a sério e já têm divulgado seus experimentos e participações em eventos em redes sociais. O objetivo delas é tornar a confecção dos copos uma empresa, e acreditam que as graduações que pretendem seguir a partir do ano que vem – Psicologia, Direito e Química – têm tudo para contribuir com esse projeto de vida.

FONTE: GaúchaZH

Topo