A data, celebrada no dia 22 de março, tem o objetivo colocar em pauta assuntos relacionados a este recurso natural tão essencial. A vida só é possível em virtude da água, por isso, é necessário que os cuidados em torno dela sejam cautelosos e eficientes, visando sua preservação. A data criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) visa à ampliação e discussão do tema.

Sendo composta por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio, a água é necessária para a sobrevivência. Ela é utilizada em diversos processos do organismo humano como a manutenção de temperatura e transporte de substâncias. Na alimentação, indústrias e lazer a o recurso também é essencial em inúmeros procedimentos de cozimento, resfriamento, higiene e diversão.

O dia de hoje pode ser utilizado, também, para lembrarmos-nos da importância do correto tratamento da água – supervisionado por profissional da química. Em águas de piscinas, caixas d’água, poços artesianos, etc. é possível que mais organismos vivos se desenvolvam, sendo prejudicial para a saúde humana, visto que estas, entram em contato direto com os seres que a utilizam. Em ambientes públicos como piscinas de clubes, hotéis e condomínios, as probabilidades de se contaminar com bactérias se tornam maiores, devido aos diferentes tipos de públicos e os cuidados que cada um tem com sua saúde.

O não tratamento adequado destas águas pode acarretar em problemas como desequilíbrio químico do perfil de balneabilidade das águas, em especial, o excesso de agentes biocidas oxidantes (trazem prejuízos à pele), além do excesso de sais de clarificação, onde ocorre o efeito de aglutinação (aglomeração de pequenas massas de células). Portanto, é importante que os consumidores sempre certifiquem-se a respeito do tratamento aplicado aos diferentes tipos de água.

 

Topo