Representantes dos órgãos e entidades integrantes da Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos (CE- P2R2) reuniram-se na última quinta-feira (13/4), em Porto Alegre, para a primeira reunião deliberativa de 2023.

Participaram da iniciativa o Chefe do Departamento de Fiscalização e Autuação do CRQ-V, Mauro Ibias Costa, oficiais da Coordenação Estadual de Proteção e Defesa Civil, além de agentes da Polícia Rodoviária Federal, da Fundação Estadual de Proteção Ambiental, Corpo de Bombeiros Militar do RS, Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem e Comando Ambiental da Brigada Militar. O encontro ocorreu na sede dessa unidade da BM.

Foram tratados diversos assuntos relacionados às operações de fiscalização do transporte e armazenamento de produtos perigosos, além das nomeações de membros titulares e suplentes para a Comissão.

Ainda, foram deliberadas pautas como aquisições de materiais de uso comum a todos os órgãos nas ações de fiscalização e de resposta em incidentes com produtos perigosos, após a análise dos últimos eventos dessa natureza ocorridos no estado.

Os integrantes da Comissão P2R2 definiram algumas diretrizes para buscar avanços nas áreas de logística, comunicação, capacitação e treinamento de agentes, bem como parcerias que tragam ainda mais qualidade e agilidade na resolução das emergências envolvendo produtos químicos potencialmente perigosos à população.

Topo