As cerâmicas fazem parte do nosso cotidiano desde o começo da humanidade. Os registros mais antigos desta manufatura datam de mais de 20.000 anos a.C. Elas são aplicadas até hoje na fabricação de potes, vasos, tijolos, pisos de porcelana e louças de banheiro. Além disso, também podem ser usadas para a confecção de lâmpadas, em equipamentos da área médica, na indústria aeroespacial, entre outros. A produção de cerâmicas pode ser feita de forma manual ou industrial. No processo tradicional, são usadas as argilas naturais. Já para uso industrial, são usadas matérias primas sintéticas como óxidos, carbonetos e nitretos. Depois de moldada, a argila passa por um processo de secura e, em seguida, de aquecimento controlado, o que aumenta sua resistência mecânica.


De acordo com a RN 300 do Conselho Federal de Química, entende-se que os profissionais com o curso técnico em cerâmica são profissionais da química. Assim, estes profissionais, bem como as empresas, que atuam nesta área podem fazer seu registro junto ao CRQ da sua região.

O técnico em cerâmica pode atuar no planejamento e no controle dos processos de produção, na manipulação e caracterização de matérias primas, na aplicação de testes físico-químicos para garantir a qualidade do material, na leitura de registros de aparelhos e instrumentos, cálculos e bem como a sua interpretação, entre outros.

Topo