O glaucoma é uma condição ocular que engloba um conjunto de doenças distintas, todas caracterizadas por danos ao nervo óptico, resultando em perda progressiva da visão. Embora seja possível controlar esta condição com intervenções adequadas, ele é responsável por cerca de 12% dos casos de cegueira no Brasil, ficando atrás apenas da catarata.

Segundo uma recente pesquisa liderada por cientistas espanhóis, realizada com modelos experimentais em laboratório, o azul de metileno pode ser uma abordagem farmacológica promissora no combate à progressão da neuropatia óptica e na prevenção da perda de visão em indivíduos com glaucoma, atuando como um agente neuroprotetor.

Esta substância já é utilizada em outras áreas da medicina, como no tratamento da metemoglobinemia – uma condição em que o sangue apresenta dificuldades no transporte eficaz de oxigênio – além de ser empregada no tratamento de infecções bacterianas e fúngicas.

Fonte: Methylene Blue Reduces Electroretinogram Distortion and Ganglion Cell Death in a Rat Model of Glaucoma. Biomedicines, 2024.

Topo