Cientistas desenvolveram uma molécula capaz de imitar os efeitos metabólicos do jejum e de exercícios intensos no corpo humano. Nomeada de LaKe, a substância induz respostas metabólicas semelhantes às de correr 10 km em alta intensidade e com o estômago vazio. Essa molécula estimula a produção de hormônios que inibem o apetite e reduz os níveis de ácidos graxos no sangue.
Além disso, a LaKe libera compostos benéficos ao organismo após ser metabolizada, fornecendo suplementação nutricional essencial. Isso a torna promissora no tratamento de condições graves, como Parkinson e demência, que apresentam déficits de energia no cérebro.
Até o momento, os testes foram realizados em cobaias, mas os ensaios clínicos em humanos estão em andamento. Os pesquisadores esperam que essa molécula, futuramente, possa ser usada como suplemento nutricional avançado, especialmente para pessoas que encontram dificuldades em aderir a dietas rigorosas ou planos intensos de exercício.
Fonte: Preparation and Preclinical Characterization of a Simple Ester for Dual Exogenous Supply of Lactate and Beta-hydroxybutyrate, Journal of Agricultural and Food Chemistry, 2024.