Após 25 anos, a Food and Drug Administration (FDA), dos Estados Unidos, aprovou um novo medicamento não opioide para dor. A suzetrigina é um analgésico de primeira classe indicado para o tratamento de adultos com dor aguda moderada a grave. O remédio será comercializado em comprimidos de 50 mg sob o nome Journavx e pode ser ingerido duas vezes ao dia.

Diferente de fármacos que atuam no cérebro para reduzir a sensação de dor, a suzetrigina bloqueia a ativação dos nervos responsáveis pela transmissão dos sinais dolorosos, impedindo que a dor seja percebida. Seu mecanismo de ação inibe seletivamente a via de sinalização da dor NaV1.8, um alvo validado para o tratamento da dor periférica.

O novo medicamento foi testado em dois estudos de fase 3, randomizados, duplo-cegos e controlados por placebo. O teste contou com 303 adultos submetidos à abdominoplastia e 274 a bunionectomia. Os resultados mostraram uma redução rápida, superior e estatisticamente significativa da dor em comparação ao placebo. A suzetrigina foi bem tolerada, com efeitos adversos comuns como coceira, espasmos musculares, aumento da creatina fosfoquinase no sangue e erupção cutânea.

 

Fonte: Medscape

Topo