Na última terça-feira, o acidente nuclear de Fukushima completou 14 anos. No tbt de hoje, vamos relembrar o trágico desastre que impactou mais de 200 mil pessoas.
O dia 11 de março de 2011 foi marcado por um triplo desastre que o consagrou como o segundo pior acidente da história. Tudo começou quando um terremoto de magnitude 9 na Escala Ritchter atingiu a costa nordeste do Japão, seguido por um tsunami de mais de 10 metros de altura.
Naquele dia, três dos seis reatores da cidade de Fukushima estavam em operação quando as ondas do tsunami invadiram os geradores de emergência. O impacto e a água comprometeram o sistema de resfriamento, tendo como consequência o superaquecimento que causou o derretimento nuclear nas três unidades. Com isso, o acúmulo de hidrogênio nos reatores provocou diversas explosões em cadeia, liberando um grande volume de radiação na atmosfera.
O acidente forçou mais de 160 mil pessoas a abandonarem suas casas. Em 2018, o governo japonês confirmou a primeira morte por câncer relacionada à exposição à radiação da região. Algumas cidades próximas, como Okuma e Futaba, permaneceram interditadas até 2019 e 2020, quando foram parcialmente reabertas. Estima-se que o processo de descontaminação em algumas áreas se estenda até 2050.
Fontes: BBC e Veja.