Uso da Doxiciclina para tratamento da Leptospirose
Data de Publicação: 29 de maio de 2024

A leptospirose é uma doença infecciosa causada pela bactéria leptospira, presente na urina de roedores e comumente adquirida pelo contato com água ou solo contaminado. A enfermidade, que vem ganhando destaque nas últimas semanas no Rio Grande do Sul, levou 5 pessoas a óbito desde o dia 17 de maio no estado.
Alguns sintomas comuns são: febre alta, cefaleia, náuseas, vômitos e diarreia.
O tratamento é realizado através de medicamentos. Um deles, é a doxiciclina, um antibiótico de largo espectro da classe das tetraciclinas utilizado no tratamento de infecções causadas por bactérias e alguns parasitas.
Nos últimos dias, a sua escassez nas farmácias passou a ser frequente, em função do grande número de pessoas que teve contato com a água contaminada pelas enchentes. A população foi atrás do medicamento como um método de prevenção, o que provocou desabastecimento nas redes de farmácia do estado.
Mas afinal, quando este medicamento deve ser consumido? Ele é indicado para pessoas que tiveram contato na água contaminada por mais de quatro horas, ou com animais possivelmente infectados e só pode ser adquirido através de indicação médica e receita.
É importante lembrarmos que a automedicação é prejudicial a saúde e pode trazer danos severos. Um médico especialista deve ser consultado quando existirem sintomas.