Chuva preta é registrada em algumas cidades do RS
Data de Publicação: 13 de setembro de 2024

Nesta terça-feira (10), alguns moradores de cidades como Arroio Grande, São Lourenço do Sul, Pelotas e São José do Norte, observaram o fenômeno conhecido como "chuva preta".
O Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas da UFPel confirmou que a fumaça proveniente das queimadas que seguem assolando o Brasil está provocando esse fenômeno, que ocorre quando a fuligem se mistura com a chuva e confere-lhe coloração escura.
A previsão do tempo indica que a chuva deve continuar nos próximos dias devido ao deslocamento de uma frente fria, o que pode resultar na ocorrência desta "chuva preta" em outras áreas do sul do Brasil, incluindo Porto Alegre.
O climatologista Francisco Aquino, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul já havia alertado para essa possibilidade, atribuída a fatores climáticos adversos como a redução da umidade do ar e ondas de calor.
A Secretaria de Saúde de Porto Alegre recomenda alguns cuidados por conta da permanência da fumaça no ar: beber mais líquidos, manter portas e janelas fechadas, para diminuir a entrada da poluição externa no ambiente e evitar atividades ao ar livre enquanto durar o período crítico de contaminação do ar.