Novas estações de monitoramento do ar e água estão operando na Capital
Data de Publicação: 12 de novembro de 2024

Na última sexta-feira (8), Porto Alegre ganhou duas novas estações de monitoramento ambiental, com foco na qualidade do ar e no nível do Lago Guaíba. A estação de qualidade do ar, instalada no bairro Menino Deus, começará a operar com medições diárias por seis meses. Esse monitoramento será realizado após a cidade ficar sem uma estrutura desse tipo desde 2015.
A estação contará com sensores que medem a concentração de poluentes atmosféricos, como partículas finas (PM2.5 e PM10), óxidos de nitrogênio (NOx), monóxido de carbono (CO) e dióxido de enxofre (SO2), além de monitorar gases de efeito estufa. Os dados serão coletados continuamente e disponibilizados para a população por meio de plataformas online.
Estas informações permitirão que cidadãos, órgãos públicos e empresas acompanhem a qualidade do ar em tempo real e adotem medidas para mitigar a exposição a poluentes, como a recomendação de limitar atividades ao ar livre em dias de alta poluição.
Além da estação do Menino Deus, o governo estadual planeja inaugurar outras três estações fixas em Porto Alegre, Caxias do Sul e Santa Maria.
Também está prevista para 2025 a instalação de seis novas estações pela Prefeitura de Porto Alegre, em áreas com maior concentração populacional, como Bom Fim e Cidade Baixa. Uma dessas estações será móvel, permitindo maior flexibilidade para monitorar diferentes pontos da cidade conforme necessário.
Já a estação instalada no Cais Mauá substituirá a estrutura danificada pela enchente de maio.