Free cookie consent management tool by TermsFeed
  Acessibilidade   Mapa do Site   Lei Geral de Proteção de Dados
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste




Intoxicação com Metanol


Data de Publicação: 26 de novembro de 2024






Quatro turistas estrangeiros, incluindo dois dinamarqueses, uma australiana e um americano, morreram após suspeita de envenenamento por álcool adulterado com metanol. O incidente ocorreu em Vang Vieng, uma cidade no Laos (país asiático) popular entre mochileiros, conforme informações divulgadas por autoridades e pela imprensa internacional nesta quinta-feira, 21 de novembro.

O grupo de turistas ingeriu bebidas alcoólicas em um bar local, e tiveram sérios efeitos adversos em sua saúde. Além das vítimas fatais, outros turistas adoeceram e vários precisaram ser hospitalizados.
As autoridades do Laos estão investigando as circunstâncias da tragédia. A polícia está focada na investigação da possível adulteração do álcool, uma prática comum no sudeste asiático, que pode envolver a adição de metanol para aumentar a potência da bebida.

O metanol, também conhecido como álcool metílico, é uma substância tóxica que pode ser fatal quando consumida, mesmo em pequenas quantidades. Ao ser ingerido, o metanol é metabolizado no corpo em formaldeído e ácido fórmico, compostos altamente tóxicos que podem causar cegueira, danos ao fígado e até a morte. Em muitos casos de envenenamento por metanol, os sintomas iniciais incluem dor de cabeça, náuseas, vômitos e tontura, seguidos de complicações mais graves, como insuficiência renal e respiratória.

A adição de metanol ao álcool é uma prática ilegal em muitos países, mas em algumas regiões do sudeste asiático, como Laos, Tailândia e Camboja, bebidas alcoólicas clandestinas com metanol são frequentemente comercializadas a preços mais baixos, sem qualquer controle de qualidade ou segurança.
Vang Vieng, que é conhecida por suas atividades de ecoturismo e aventuras ao ar livre, já foi alvo de críticas por sua falta de regulamentação de atividades turísticas, continua a ser um destino popular, mas as autoridades locais agora enfrentam a responsabilidade de garantir a segurança dos turistas, especialmente em relação ao consumo de substâncias perigosas, como o metanol.

#quimica #ciencia #noticia #metanol #alcool