Aumento de dose de cloro minimiza alterações de gosto da água
Data de Publicação: 10 de fevereiro de 2025

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) anunciou nesta quarta-feira (05) um aumento na dosagem de dióxido de cloro, utilizado no tratamento da água em 56 bairros e localidades de Porto Alegre. A abordagem visa reduzir as recentes alterações de odor e sabor reportadas pelos moradores.
A unidade de medida para este produto é a parte por milhão (ppm). Os sistemas, que recebiam 0,7 ppm, receberão 1 ppm, resultando em uma adição de 30% na quantidade de cloro adicionado.
Segundo o Dmae, não foram detectadas floradas de algas nos pontos de captação da água bruta do Guaíba, atribuindo as mudanças à redução natural do nível do lago durante a estação de maior seca.
“A população pode ficar tranquila, pois estas mudanças não representam qualquer risco à saúde. Trata-se de um fenômeno natural do Guaíba no verão”, esclarece Joice Becker, Diretora de Tratamento e Meio Ambiente do Dmae.
Desde a última semana, mais de 40 reclamações sobre alterações no odor e sabor da água foram registradas. O departamento realiza 2,4 mil análises diárias nos pontos de captação, tratamento e distribuição, garantindo que toda água fornecida é própria para consumo.
Em Canoas, município vizinho, também há relatos de problemas similares nos bairros São José e São Luís.
Para mais informações, acompanhe os canais oficiais do Departamento.