Free cookie consent management tool by TermsFeed
  Acessibilidade   Mapa do Site   Lei Geral de Proteção de Dados
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste




Aumento de dose de cloro minimiza alterações de gosto da água


Data de Publicação: 10 de fevereiro de 2025






O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) anunciou nesta quarta-feira (05) um aumento na dosagem de dióxido de cloro, utilizado no tratamento da água em 56 bairros e localidades de Porto Alegre. A abordagem visa reduzir as recentes alterações de odor e sabor reportadas pelos moradores.

A unidade de medida para este produto é a parte por milhão (ppm). Os sistemas, que recebiam 0,7 ppm, receberão 1 ppm, resultando em uma adição de 30% na quantidade de cloro adicionado.

Segundo o Dmae, não foram detectadas floradas de algas nos pontos de captação da água bruta do Guaíba, atribuindo as mudanças à redução natural do nível do lago durante a estação de maior seca.

“A população pode ficar tranquila, pois estas mudanças não representam qualquer risco à saúde. Trata-se de um fenômeno natural do Guaíba no verão”, esclarece Joice Becker, Diretora de Tratamento e Meio Ambiente do Dmae.

Desde a última semana, mais de 40 reclamações sobre alterações no odor e sabor da água foram registradas. O departamento realiza 2,4 mil análises diárias nos pontos de captação, tratamento e distribuição, garantindo que toda água fornecida é própria para consumo.

Em Canoas, município vizinho, também há relatos de problemas similares nos bairros São José e São Luís.

Para mais informações, acompanhe os canais oficiais do Departamento.