Free cookie consent management tool by TermsFeed
  Acessibilidade   Mapa do Site   Lei Geral de Proteção de Dados
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste




Técnica purifica água 10x mais rápido com menos energia


Data de Publicação: 11 de fevereiro de 2025






Com o auxílio de novas tecnologias, uma equipe de pesquisadores de Hong Kong desenvolveu uma técnica inovadora e sustentável utilizando membranas de nanofiltração à base de seda natural. A técnica promete estimular os processos de purificação e tratamento de água gastando menos energia e com baixo custo.


As membranas de nanofiltração convencionais são usadas no processamento de águas residuais da indústria, tratamento ou filtragem de água doméstica. Elas podem remover metais pesados, moléculas orgânicas e micro-organismos. No entanto, elas demandam pressões altas, tornando o processo caro e consumindo mais energia.


Ao contrário das membranas tradicionais, a nova técnica desenvolvida no Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade de Hong Kong utiliza um processo de vácuo parcial que pode purificar a água com uma pressão menor, tornando a purificação mais econômica. Nos testes, a membrana chegou a uma vazão de água de 56,8 litros por metro quadrado por hora. Além de permitir a passagem de minerais benéficos, a membrana rejeita quase 100% dos poluentes orgânicos da água, como os compostos perfluorados (PFAS), conhecidos por serem usados na produção de materiais resistentes a água, óleos e manchas.


"Nossa nova membrana à base de seda é uma virada de jogo", conta o professor que liderou a equipe de pesquisa, Chuyang Tang. "Ela pode filtrar água quase 10 vezes mais rápido do que as membranas de nanofiltração comerciais clássicas, enquanto ainda remove de maneira eficiente os contaminantes prejudiciais”.

A descoberta foi patenteada pela equipe e publicada recentemente no periódico Nature Communications, no artigo intitulado "Ultra-permeable Silk-based Polymeric Membranes for Vacuum-driven Nanofiltration".


Fonte: Ciclo Vivo
Imagem: Bowen Gan