Free cookie consent management tool by TermsFeed
  Acessibilidade   Mapa do Site   Lei Geral de Proteção de Dados
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste




Planta pode ajudar no tratamento do câncer de cólon e reto


Data de Publicação: 26 de fevereiro de 2025






Um grupo de cientistas descobriu que uma planta comum no Norte da África e no Oriente Médio contém compostos com grande potencial para o tratamento do câncer de cólon e reto.

Segundo o Fundo Mundial de Pesquisa sobre o Câncer (WCRF), o câncer colorretal, também chamado de câncer de intestino, está entre os três tipos de câncer mais diagnosticados no mundo. No Brasil, estima-se que, entre 2023 e 2025, sejam registrados cerca de 45 mil novos casos a cada ano, tornando-o o quarto tipo de câncer mais incidente no país.

Publicado na Food Science and Nutrition, o estudo revelou que extratos metanólicos da Artemisia herba-alba, planta rica em constituintes fitoquímicos, foram capazes de bloquear a proliferação de células cancerígenas e induzir a sua morte, independentemente das características genéticas específicas.

A derivação química e análise por Cromatografia Gasosa-Espectrometria de Massa identificou uma ampla gama de compostos bioativos no extrato da planta, como efedrina, hidroxi-flavona, ácido quinolínico, ácido 4-hidroxibenzoico, borneol, β-eudesmol e cânfora, compostos químicos conhecidos por suas propriedades citotóxicas.

Entre as principais descobertas do extrato, três se destacam:

1)    Ele interrompeu a divisão das células cancerígenas ao reduzir a atividade de proteínas essenciais para esse processo, como Cyclin B1 e CDK1;

2)    Inibiu a via PI3K/AKT/mTOR, um mecanismo essencial para o desenvolvimento do câncer.

3)    Apresentou citotoxicidade seletiva contra células do câncer colorretal.

O estudo sugere que essa planta pode ser um ingrediente promissor para os novos tratamentos de câncer, pois oferece uma abordagem complementar às terapias existentes com menos efeitos colaterais.

Fontes: INCA e Mahlab L. et al. (2024) “Exploring the Anticancer Effect of Artemisia herba-alba on Colorectal Cancer: Insights From Eight Colorectal Cancer Cell Lines”