Planta pode ajudar no tratamento do câncer de cólon e reto
Data de Publicação: 26 de fevereiro de 2025

Um grupo de cientistas descobriu que uma planta comum no Norte da África e no Oriente Médio contém compostos com grande potencial para o tratamento do câncer de cólon e reto.
Segundo o Fundo Mundial de Pesquisa sobre o Câncer (WCRF), o câncer colorretal, também chamado de câncer de intestino, está entre os três tipos de câncer mais diagnosticados no mundo. No Brasil, estima-se que, entre 2023 e 2025, sejam registrados cerca de 45 mil novos casos a cada ano, tornando-o o quarto tipo de câncer mais incidente no país.
Publicado na Food Science and Nutrition, o estudo revelou que extratos metanólicos da Artemisia herba-alba, planta rica em constituintes fitoquímicos, foram capazes de bloquear a proliferação de células cancerígenas e induzir a sua morte, independentemente das características genéticas específicas.
A derivação química e análise por Cromatografia Gasosa-Espectrometria de Massa identificou uma ampla gama de compostos bioativos no extrato da planta, como efedrina, hidroxi-flavona, ácido quinolínico, ácido 4-hidroxibenzoico, borneol, β-eudesmol e cânfora, compostos químicos conhecidos por suas propriedades citotóxicas.
Entre as principais descobertas do extrato, três se destacam:
1) Ele interrompeu a divisão das células cancerígenas ao reduzir a atividade de proteínas essenciais para esse processo, como Cyclin B1 e CDK1;
2) Inibiu a via PI3K/AKT/mTOR, um mecanismo essencial para o desenvolvimento do câncer.
3) Apresentou citotoxicidade seletiva contra células do câncer colorretal.
O estudo sugere que essa planta pode ser um ingrediente promissor para os novos tratamentos de câncer, pois oferece uma abordagem complementar às terapias existentes com menos efeitos colaterais.
Fontes: INCA e Mahlab L. et al. (2024) “Exploring the Anticancer Effect of Artemisia herba-alba on Colorectal Cancer: Insights From Eight Colorectal Cancer Cell Lines”