A verdadeira origem da Pedra do Altar
Data de Publicação: 27 de fevereiro de 2025

Uma recente análise química dos grãos de zirconita e apatita da Pedra do Altar de Stonehenge (uma estrutura de 5 metros de comprimento e 6 toneladas), indicou que a sua origem está no ponto mais ao nordeste da Escócia, a 750 km de distância. Esta descoberta revela o contrário do que se acreditava há quase um século: que a origem da pedra estava a 240 km de distância, no País de Gales.
Por décadas, imaginava-se que a pedra levemente azulada tivesse origem galesa. No entanto, os exames mais recentes apontaram para a Escócia, mais especificamente para a região do norte, como o local de origem da Pedra do Altar.
Devido ao seu tamanho, peso e ao complexo trajeto que teria que ser percorrido por terra, os cientistas sugerem que a pedra pode ter sido transportada pelo mar desde a Escócia até o sul da Inglaterra, onde hoje se encontra em Stonehenge.
Para alguns estudiosos, a Pedra do Altar de Stonehenge poderia ter sido parte de outro monumento escocês antes de ser trazida para a Inglaterra, e seu transporte teria simbolizado uma união dos habitantes da região contra invasores do continente.
Fonte: A Scottish provenance for the Altar Stone of Stonehenge, Nature, 2024.