Free cookie consent management tool by TermsFeed
  Acessibilidade   Mapa do Site   Lei Geral de Proteção de Dados
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste




Nitreto de Carbono pode ser a Solução para Produzir Combustível Limpo


Data de Publicação: 11 de março de 2025






O uso desenfreado de combustíveis fósseis compromete a qualidade do ar e dos ecossistemas do planeta. Para reduzir esses danos, a busca por energia limpa se tornou prioridade. Nesse cenário, o “hidrogênio verde” surge como uma alternativa promissora que é capaz de gerar energia sem poluir. Cada vez mais, pesquisadores têm se dedicado a este estudo para buscar formas de aprimorar sua produção e viabilizar o seu uso.

O hidrogênio verde é um combustível produzido a partir de fontes renováveis, que é obtido por meio da eletrólise da água (um processo que usa eletricidade para separar as moléculas de hidrogênio (H₂) e oxigênio (O₂)). Quando essa eletricidade vem de fontes limpas, como solar, eólica ou hidrelétrica, o hidrogênio produzido é considerado "verde", pois não gera emissões de carbono.

Um estudo publicado no periódico Nature Communications observou uma nova abordagem para a produção de hidrogênio sem emissões, utilizando um material chamado nitreto de carbono. A técnica se baseia no funcionamento do processo natural que as plantas usam para transformar luz solar em energia. Numa espécie de fotossíntese artificial, o nitreto de carbono atua como um fotocatalisador, ou seja, um material que absorve a luz do sol e a usa para transformar moléculas. No caso desse estudo, ele ajuda a separar a água (H₂O) em oxigênio (O₂) e hidrogênio (H₂) de maneira mais eficiente.

O estudo se concentrou em entender como a luz interage com o nitreto de carbono e as moléculas de água, com o objetivo de otimizar a produção de hidrogênio verde. De acordo com os pesquisadores, entender essa interação é essencial para melhorar a eficiência dessa tecnologia e avançar na produção de energia limpa.

Fonte: Carbon nitride caught in the act of artificial photosynthesis, Nature Communications, 2025.