Free cookie consent management tool by TermsFeed
  Acessibilidade   Mapa do Site   Lei Geral de Proteção de Dados
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste




Telescópio captura imagens diretas de CO2 fora do Sistema Solar pela 1ª vez


Data de Publicação: 9 de abril de 2025






O Telescópio Espacial James Webb da NASA registrou as primeiras imagens diretas que confirmam a existência de dióxido de carbono (CO₂) fora do Sistema Solar. Um estudo da Universidade Johns Hopkins, publicado no periódico científico da The Astrophysical Journal, revelou evidências do composto químico em quatro exoplanetas que orbitam a estrela HR 8799, localizada a cerca de 130 anos-luz da Terra.

A pesquisa sugere que esses planetas gigantes se formaram de maneira semelhante a Júpiter e Saturno, acumulando lentamente núcleos sólidos. Além disso, a detecção de dióxido de carbono indica que existe uma fração considerável de elementos mais pesados, como carbono, oxigênio e ferro, em suas atmosferas.

Para identificar o dióxido de carbono, os cientistas analisaram a luz infravermelha emitida pelos planetas em comprimentos de onda específicos. A observação na faixa de 3 a 5 micrômetros revelou que os exoplanetas de HR 8799 possuem mais elementos pesados do que se imaginava.

O estudo também reforça a capacidade do telescópio James Webb de ir além da análise indireta da composição atmosférica. Com suas ferramentas avançadas, o telescópio pode observar diretamente a química dos exoplanetas. A descoberta só foi possível graças a um sistema que bloqueia o brilho intenso das estrelas, permitindo a observação de corpos celestes antes ocultos.

Fonte: Correio Brasiliense.