Free cookie consent management tool by TermsFeed
  Acessibilidade   Mapa do Site   Lei Geral de Proteção de Dados
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste




46 anos após o acidente de Three Mile Island


Data de Publicação: 17 de abril de 2025
Crédito das Fotos: Reprodução/Acervo






#TBT | No tbt dessa quinta-feira, voltamos no tempo para o acidente nuclear de Three Mile Island, que completou 46 anos no mês passado.

O incidente ocorreu no dia 28 de março de 1979 na Usina Nuclear de Three Mile Island, localizado em Londonderry Township, perto de Harrisburg nos Estados Unidos. A origem do acidente se deu por uma falha operacional no sistema de resfriamento do reator da unidade 2 que causou um derretimento parcial do núcleo e a liberação de uma pequena quantidade de gás radioativo na atmosfera (xenônio e criptônio). Classificado como nível 5 na Escala Internacional de Eventos Nucleares (INES), é considerado o acidente mais grave da história nuclear dos Estados Unidos.

Cerca de trinta mil pessoas distribuídas em um raio de 8 km ficaram expostas a certos níveis de radiação. Apesar do pânico e da grande cobertura midiática, o acidente não causou vítimas fatais, mas levantou sérias questões sobre segurança na energia nuclear.

A recuperação da Unidade exigiu mais de uma década de trabalho e teve um custo aproximado de 975 milhões de dólares. Este processo de retirada e tratamento do combustível nuclear perdurou de 1985 a 1990.

Agora, 46 anos depois, a usina de Three Mile Island volta aos holofotes com a notícia da reativação do reator da unidade 1, que passará a abastecer um datacenter da Microsoft. A empresa Constellation Energy anunciou que o reator será reativado em 2028.

Fontes: Uol e Energia Nuclear