Free cookie consent management tool by TermsFeed
  Acessibilidade   Mapa do Site   Lei Geral de Proteção de Dados
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste




Vinho e espumante se tornam símbolos oficiais do Rio Grande do Sul


Data de Publicação: 29 de abril de 2025






O vinho e o espumante agora fazem parte dos símbolos oficiais do Rio Grande do Sul. A lei foi sancionada pelo governador Eduardo Leite em cerimônia no Palácio Piratini em Porto Alegre nesta segunda-feira (28), com a presença de autoridades, lideranças regionais e representantes do setor vitivinícola. A iniciativa reconhece a relevância histórica, cultural e econômica dessas bebidas para o Estado, que concentra cerca de 90% da produção nacional.

Durante o evento, Leite destacou que o reconhecimento fortalece toda a cadeia produtiva, valoriza os produtores e projeta o RS para o Brasil e o mundo. Ele também ressaltou a importância da vitivinicultura para a geração de empregos, o estímulo ao turismo e o crescimento econômico. Segundo dados do o Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS), o Estado tem a maior área de cultivo de uvas do país, com quase 42 mil hectares, e em 2024 produziu mais de 351 milhões de litros de bebidas derivadas da uva, entre elas, 125 milhões de litros de vinhos e espumantes.

O secretário de Turismo, Ronaldo Santini, reforçou o impacto positivo da medida para o setor turístico, apontando o vinho e o espumante como atrativos que encantam visitantes e ajudam a consolidar o RS como um destino de experiências únicas. Já o deputado estadual Guilherme Pasin, autor do projeto de lei apresentado em 2023, afirmou que a nova legislação eterniza a ligação dos gaúchos com a cultura da uva e do vinho.

A oficialização do vinho e do espumante como símbolos gaúchos também destaca o papel da Química na cadeia vitivinícola. Desde a fermentação alcoólica – processo bioquímico que transforma o açúcar da uva em álcool – até as análises de qualidade e segurança realizadas em laboratórios, profissionais da área atuam para garantir a excelência dos produtos. Além disso, estudos químicos permitem o aproveitamento de resíduos da produção, contribuindo para a sustentabilidade e a inovação no setor.

Fonte: Governo Federal do Rio Grande do Sul