Estudo liga sucralose ao aumento da sensação de fome
Data de Publicação: 13 de maio de 2025

A sucralose (C₁₂H₁₉Cl₃O₈) é um adoçante artificial derivado da sacarose – açúcar comum formado por duas moléculas: a glicose e a frutose. Esse tipo de açúcar é chamado de dissacarídeo, pois é formado pela união de dois monossacarídeos. A sucralose pode adoçar até 600 vezes mais que o açúcar comum, sem adicionar calorias ao alimento. Por isso, é muito utilizada pela indústria alimentícia em produtos como refrigerantes, bolos e sucos, além de ser uma escolha popular entre pessoas com diabetes, ou por aquelas que desejam emagrecer.
No entanto, um novo estudo publicado na Nature Metabolism recentemente revelou um possível efeito colateral do consumo de sucralose: o aumento da atividade no hipotálamo, região do cérebro responsável pela regulação do apetite e do peso corporal, que acaba intensificando a sensação de fome, especialmente em pessoas com obesidade.
Na pesquisa, 75 participantes ingeriram, em diferentes ocasiões, três tipos de bebidas: água pura, água adoçada com sucralose e água adoçada com açúcar comum. Os resultados mostraram que aqueles que consumiram a bebida com sucralose apresentaram um aumento de quase 20% no apetite em comparação aos que ingeriram a bebida com açúcar.
Segundo os pesquisadores, adoçantes artificiais como a sucralose podem enganar o cérebro ao sinalizarem a chegada de algo doce, sem fornecer as calorias que normalmente acompanham esse sabor. A ausência de energia esperada pode desencadear uma resposta do cérebro, estimulando o apetite e promovendo um maior consumo alimentar.
Fonte: Non-caloric sweetener effects on brain appetite regulation in individuals across varying body weights, Nature Metabolism, 2025 e Mundo Educação.